Sistemas de Cabeamento Estruturado: Ficha Técnica.

Sistemas de Cabeamento Estruturado: Ficha Técnica.

O cabeamento estruturado facilitou e simplificou muito a vida do pessoal de TI. Antes dele o gerenciamento da infraestrutura de TI, os acréscimos e mudanças eram bastante trabalhosos e “enrolados”.

O conceito de cabeamento estruturado tornou-se tão bem-sucedido que outras aplicações além da TI, como serviços de automação predial, segurança e audiovisual de alta definição, também incorporaram o mesmo conceito para garantir que os dispositivos conectados na ponta possam ser atualizados ou alterados sem a necessidade de mudar toda a infraestrutura de cabeamento.

Leia a brochura e saiba mais!

Sistemas de Cabeamento Estruturado: Ficha Técnica.

Imagine adquirir uma nova luminária de mesa para o seu escritório em casa. Você está ansioso para experimentá-la, mas, em vez de simplesmente conectá-la a uma tomada

elétrica próxima, você tem que passar um cabo de extensão até o painel de disjuntores. E então você tem que fazer a mesma coisa para uma nova impressora ou qualquer outro dispositivo que precise de energia.

As primeiras redes de TI/TO foram conectadas da mesma forma — com patch cords —antes do cabeamento estruturado e de suas normas serem desenvolvidos. De maneira

simplificada, o cabeamento estruturado é uma infraestrutura de cabeamento que fornece uma abordagem organizada para o cabeamento, o que permite realizar de modo mais simples mudanças em uma rede de TI/TO.

Além dos pontos de conexão fixos, como o cabeamento fixo que vai até as tomadas de energia, as normas para cabeamento estruturado definem uma série de subsistemas que facilitam o projeto, a instalação, as operações e a manutenção de redes de TI/TO.

Cada uma das principais associações e organismos de normalização de cabeamento, ou seja, ISO/IEC, TIA e CENELEC, estabeleceu normas para cabeamento estruturado em escritórios comerciais, data centers, campus e muito mais. Essas normas ajudam a especificar os tipos de cabeamento e componentes usados nesses ambientes, incluindo:

·      Cabeamento de cobre e as categorias
·      Cabeamento de fibra óptica
·      Conectores modulares1

A padronização de conectores, categorias de desempenho de cabeamento de cobre e fibra e diretrizes de projeto simplificou muito o planejamento e a implementação de redes de TI.

Geralmente referido como cabeamento Ethernet (que não é um sinônimo totalmente preciso), o conceito de cabeamento estruturado tornou-se tão bem-sucedido que outras aplicações além da TI, como serviços de automação predial, segurança e audiovisual de alta definição, também incorporaram o mesmo conceito para garantir que os dispositivos conectados na ponta possam ser atualizados ou alterados sem a necessidade de mudar toda a infraestrutura de cabeamento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn