Museu do Futebol: interatividade e conexão com o público
Localizado dentro de um dos cartões postais da capital paulista, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, tornou o estádio do Pacaembu um ponto de encontro para quem ama o Futebol – seja jogado dentro das quatro linhas do gramado ou mostrado na forma de imagens e sons.
Concebido pela Fundação Roberto Marinho, o Museu do Futebol foi inspirado pelo sucesso do Museu da Língua Portuguesa, que também adotou a tecnologia como principal interface expositiva, assim o Museu do Futebol nasceu com o DNA da inovação com o objetivo de promover a interatividade entre os visitantes.
Essa ideia prosperou e hoje, os 6.900 metros quadrados de área do local são tomados por soluções audiovisuais, telões de última geração, totens e telas interativas e testes de conhecimento para os amantes de futebol. Para aqueles que preferem mais ação, o museu oferece uma experiência real de chute a gol que combina tecnologia e elementos analógicos – tudo com o objetivo de promover total imersão dos visitantes dentro do fantástico mundo do futebol brasileiro.
“Quem visita o Museu do Futebol quer interagir, quer apertar um botão, escutar uma história, ver um vídeo, ouvir um áudio antigo. Essa interatividade não envelhece, ela se mantém moderna, mas quem preferir pode brincar com a bola de forma prática”, afirma Macchiaverni.
Para garantir o perfeito funcionamento de todas as telas e que a interatividade funcione sem pausas e a prova de falhas, uma equipe técnica qualificada é responsável pela checagem constante dos equipamentos e manutenção preventiva constante, que atesta o perfeito funcionamento de todo o arsenal tecnológico. Ao mesmo tempo, a escolha criteriosa das tecnologias busca evitar o envelhecimento precoce da experiência.
“Nossa preocupação não é apenas inserir tecnologia, mas também demonstrar o conteúdo de forma impactante e atemporal. Ao longo dos anos, a equipe técnica do museu sempre teve como prioridade a durabilidade e a relevância da tecnologia utilizada”, ressalta o coordenador de tecnologia.
Audiovisual de qualidade eleva experiência imersiva
Para manter a experiência de alta qualidade que encanta seus visitantes, o Museu do Futebol, gerido pela Organização Social de Cultura, IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, aposta em um planejamento financeiro estratégico, com foco na durabilidade e na inovação tecnológica.
A preocupação central, segundo ele, é a aquisição de equipamentos audiovisuais de ponta, que garantam longevidade e demandem o mínimo de manutenção ao longo do tempo.
“Telas profissionais e projetores de alta durabilidade são prioridade, visando um funcionamento impecável durante os seis dias da semana em que o museu está aberto. Nossa grande preocupação em relação aos investimentos é adquirir equipamentos de qualidade que proporcionem o menor custo possível a longo prazo”, explica o coordenador.
De acordo com Macchiaverni, após recentes atualizações tecnológicas, a percepção do público tem sido extremamente positiva. Ele ressaltou que as pesquisas internas confirmaram a satisfação dos visitantes com o conteúdo e a forma como ele é apresentado.
Consultoria especializada eleva qualidade do projeto
Parte da experiência do Museu do Futebol, os telões de alta performance surgem como elementos cruciais para uma imersão audiovisual impactante e memorável. Longe de serem meros displays, eles transportam os visitantes para dentro da história do futebol, exibindo lances antológicos, a maestria de atletas consagrados e a emoção de gols inesquecíveis em videowalls vibrantes.
Para garantir o funcionamento impecável e a longevidade dessa tecnologia essencial, o Museu do Futebol estabeleceu uma valiosa parceria com a GP Cabling. Essa consultoria especializada foi fundamental na implementação de um sistema de visualização de ponta, selecionando telas profissionais corporativas sob medida para as exigências de um ambiente museológico dinâmico.
“Nosso papel como consultor nos projetos corporativos é atender as demandas técnicas, comerciais e de logística dos produtos no tempo definido pelo cliente. Nesse projeto, o maior desafio foi trabalhar para oferecer menor custo para nos adequarmos às necessidades técnicas do projeto”, explicou Francisco José Alves, especialista de AV da GP Cabling.
Com o objetivo de trabalhar com as melhores tecnologias possíveis, de acordo com o budget, foram escolhidas telas profissionais B2B com resolução 4K, que permite maior nível de detalhes nas imagens para a exibição de conteúdo. De acordo com Francisco, os benefícios dessa tecnologia são vários.
“Telas com alto brilho tendem a chamar mais a atenção do público. Esse é um diferencial dos modelos presentes no Museu do Futebol. Além disso, esses painéis apresentam características técnicas que atendem ao projeto como anti-reflexo, interatividade com o público e longa vida útil, com capacidade de operação contínua, no formato 24×7”, ressalta Francisco.
De acordo com o especialista, a definição estratégica das dimensões dos telões, considerando a arquitetura e o layout de cada sala, também foi um ponto fundamental da parceria. A integração perfeita com outros sistemas, como o de áudio, também foi considerada. Sob esse aspecto, a utilização de monitores profissionais com players embarcados simplificou a sincronização do áudio com o conteúdo visual, um diferencial importante para a experiência imersiva.
“A colaboração entre as equipes do Museu do Futebol e da GP Cabling garantiu a escolha dos melhores equipamentos para a exibição de diferentes tipos de conteúdo e promoção da interatividade, incluindo a implementação de videowalls com alta resolução”, destaca o coordenador de tecnologia do Museu do Futebol. ”Os telões deixam de ser meros equipamentos e passam a funcionar como portais visuais que elevam a experiência de cada visitante, conectando-os de forma vívida com a história do futebol brasileiro”, completa Macchiaverni.
Parceiros certos ditam o futuro
Assim como os craques que encantam os torcedores pela troca de passes que começam no campo e terminam em gol no fundo das redes, a escolha das melhores parcerias técnicas é fundamental para projetos como o do Museu do Futebol.
Esse ponto também foi abordado pelo coordenador de tecnologia. Segundo ele, faz toda a diferença, para o sucesso do museu ter fornecedores de tecnologia qualificados.
“Em um ambiente com grande diversidade de equipamentos audiovisuais, desde áudio e projeção até telas e computadores, contar com parceiros que ofereçam não apenas produtos de alta qualidade, mas também um pós-venda eficiente e suporte técnico especializado, é essencial. Estamos muito felizes com a qualidade técnica dos telões e, também, com todo o suporte técnico que recebemos de nossos parceiros. Essa assistência permanente garante a tranquilidade no funcionamento diário do Museu do Futebol, principalmente em períodos onde a presença de público aumenta consideravelmente”, elogia.
Com todo o aparato tecnológico, aliado ao trabalho da equipe e parceiros ao longo dos anos, o Museu do Futebol consegue manter atrações que o público gosta e planejar as novas.
“Planejamos novidades principalmente para as exposições temporárias e atividades culturais. O público pode esperar novas experiências imersivas e interativas nas mostras temporárias, incorporando as mais recentes tecnologias para continuar encantando e engajando os apaixonados por futebol”, garantiu Macchiaverni.