Solução Avigilon faz monitoramento do Estádio Arena Castelão

18/03/2015 às 20:29

Castelao (2)Sistema foi projetado e implementado pela Vision-Box® com materiais fornecidos pelo Grupo Policom. O objetivo é monitorar e controlar toda a arena e área circundante.

Vision-Box® implantou sistema de videovigilàância inovadora no Estádio Arena Castelão, que vai permitir o monitoramento e controle de toda a arena e área circundante. A solução incluiu a instalação de mais de 250 câmeras de vigilàância IP da canadense Avigilon, distribuídos por toda a arena. A operação do sistema - totalmente compatível com as exigências oficiais da FIFA para estádios da Copa do Mundo - é feita através do sistema de gestão inteligente de vídeo da Vision-Box®, o SentrySpider®, com a integração ao Sistema de Gerenciamento Predial (BMS) e do Controle de Acesso de bilhetes para um melhor controle partidários. A solução de videovigilàância garantirá a segurança não só dos esportistas e visitantes, mas também do equipamento instalado na Arena Castelão. A solução permite selecionar regiões a serem melhor acompanhadas. Para facilitar a identificação de pessoas, sempre que um torcedor entra na arena, seu bilhete será indexado com uma foto tirada pelo sistema de vigilàância implantado pela Vision-Box®. Para isso, se necessário, será utilizada a tecnologia de reconhecimento facial Facelink da Vision-Box®.

O controle e fiscalização de todo o sistema será realizado por meio de interface gráfica otimizada para os operadores, apoiado por um videowall IP completo, que permitirá rápida identificação de qualquer situação que mereça atenção, com visualização em tempo real da Arena inteira e interligação com outros sistemas, a fim de agilizar a resposta do processo, se necessário. Todo o sistema é integrado com o vb i-shield®, daVision-Box®, uma poderosa plataforma de TI que permite a consolidação de todas as informações de entrada dos diversos sensores espalhados pela Arena. Este projeto se encaixa no conceito "Think Crowd”, desenvolvido pelo Vision-Box®, o que coloca o defensor no núcleo da experiência do estádio e inclui soluções que abrangem o controle de acesso, validação biométrica, CCTV e cartões / bilhetes de dispensação. Para Leidivino Natal, diretor de Negócios da América Latina Vision-Box® SA este projeto "representa uma oportunidade de fazer parte desta grande festa, através da implementação de uma solução robusta e eficiente, que contribui significativamente para a segurança e o bem-estar de todos os adeptos".

Sandro de Souza, diretor comercial da Policom SP, que respondeu pelo fornecimento dos materiais, ressalta a importàância de participar de um projeto dessa envergadura. Segundo ele, “a logística empregada neste projeto fez toda a diferença, principalmente devido ao fato de a Arena Castelão ter participado do Copa da Confederação que foi um grande teste para o evento principal que é a Copa do Mundo 2014”.

Soluções utilizadas

Distribuidor da Agivilon para o mercado brasileiro, o Grupo Policom respondeu pelo fornecimento de todos os materiais utilizados no sistema de videovigilàância implementado pela Vision-Box, um canal homologado Avigilon.

No total, foram fornecidas 150 câmeras fixas Avigilon H.264 de 1 megapixel com lente de 4.7 a 84mm; 50 câmeras fixas Avigilon de 1MP com lente de 3 a 9 mm; 17 câmeras Speed Dome Avigilon H.264 de 1MP com 20x de zoom óptico e 31 câmeras dome Avigilon de 1MP com lente de 3 a 9 mm, para uso interno.

As câmeras instaladas são todas IP e têm resolução de até 2 megapixel. Todas as câmeras fixas instaladas em ambientes externos estão protegidas por caixas de proteção IP66 da Gerp Solution, marca exclusiva do Grupo Policom.

A câmera 1.0 MP H.264 com lente de 4.7 a 84mm tem uma lente integrada para controle de foco remoto e zoom e é compatível com ONVIF para integração sem chateações. Opera na plataforma H3 da Avigilon, dando a este modelo desempenho melhorado de baixa luminosidade e funções melhoradas HDSM. A câmera é extremamente versátil e pode trabalhar em praticamente qualquer local, incluindo bancos, escolas, pontos de vendas a varejo, terrenos e prédios municipais, hotéis, bares e restaurantes.

Já a câmera 1.0 MP H.264 com lente de 3 a 9 mm soma à s características da câmera com lente de 4.7 a 84mm o controle P-àris, que permite que a câmera defina automaticamente sua posição de íris para maximizar a qualidade de imagem em todas as condições de iluminação. A câmera é extremamente versátil e pode trabalhar em praticamente qualquer local, incluindo bancos, escolas, pontos de vendas a varejo, terrenos e prédios municipais, hotéis, bares e restaurantes

Os equipamentos Speed Dome Avigilon H.264 de 1MP com 20x de zoom óptico é uma câmera HD PTZ que oferece qualidade de imagem insuperável com posicionamento preciso e rastreamento previsível de alta velocidade. Com o apoio da plataforma H3, as câmeras HD PTZ aproveitam a tecnologia aprimorada do Gerenciamento de Fluxo de Alta Definição® que reduz os requisitos de largura de banda e armazenamento bem como oferece um incrível desempenho com pouca luz. A câmera possui um zoom óptico de 20x com zoom digital de até 12x e oferece rotação contínua de 360° a 450° por segundo. Esta càâmara montada em ambientes internos e externos destina-se ao uso específico em áreas amplas com operações supervisionadas.

Também foram fornecidas câmeras Dome de 1MP com lente de 3 a 9 mm, para uso interno. Essa solução é indicada para monitorar tanto atividades durante o dia quanto durante à  noite. Ela tem uma lente integrada para controle de foco remoto e zoom e é compatível com ONVIF para integração sem chateações. A câmera de cúpula opera na plataforma H3 da Avigilon, dando a este modelo desempenho melhorado de baixa luminosidade e funções melhoradas HDSM. O controle P-àris também permite que a câmera defina automaticamente a posição da íris para maximizar a qualidade de imagem em todas as condições de iluminação. A câmera é extremamente versátil e pode trabalhar em praticamente qualquer local, em ambiente interno.

Sobre a Vision-Box

A Vision-Box® é a líder em soluções de controle automático de fronteiras e sistemas de identidade eletrônica compatíveis com os padrões ICAO. O portifólio de produtos inclui estações de cadastro biométrico, quiosques de verificação documental, dispensadores e sistemas de personalização de documentos digitais, e Portas eletronicas de Controle Automático de Fronteiras (ABC eGates). Desde o processo de cadastro de um indivíduo, passando pelo ciclo de vida de um documento biométrico, até ao processo de verificação e identificação, todas as soluções podem ser integradas numa poderosa plataforma de TI, o vb i-shield®.

A Vision-Box® opera fronteiras automáticas em mais de 30 aeroportos internacionais e mais de 3.000 sistemas de identidade eletrônica por todo o mundo.