Sicoob Credija: Solução da TE Connectivity integra rede a sistema de CFTV

04/09/2013 às 18:47

Credija (6)A necessidade de investir em um Data Center organizado, passível de ser expandido facilmente, e em um circuito de CFTV confiável, com qualidade, que pudesse reter as imagens por um longo período de tempo e redundàância energética, levou a Sicoob/SC Credija, de Jacinto Machado (SC), a optar pela tecnologia AMP Netconnect, da TE Connectivity, como infraestrutura de rede em sua sede, inaugurada em junho de 2011. 

Instalada pela Master Redes Tecnologia, integradora ND&I AMP Netconnect, com materiais fornecidos pelo Grupo Policom, a rede está distribuída em edifício com quatro pavimentos e 1.500 metros quadrados. No total são     400 pontos de cabeamento estruturado divididos entre Categoria 6 e 6A, que - além de suportar o circuito de CFTV que cobre praticamente 100% do edifício - transportam dados desde as estações de trabalho até os roteadores e servidores, responsáveis pelo atendimento a mais de 120 estações e 10 caixas eletrônicos. 

Credija (10)Com a utilização dos cabos categoria 6A eliminamos a necessidade de usar fibra na interligação dos servidores, reduzindo assim o custo de implementação. Desse modo, os cabos categoria 6A atendem a toda carga que os servidores exigem sendo que o sistema de racks instalado é responsável por acomodar servidores, roteadores, storages e outros equipamentos, facilitando a manutenção e a gestão da rede”, comemora Alberto Semprebom Rocha, coordenador de TI da cooperativa de crédito. 

Falando especificamente sobre a tecnologia de cabeamento estruturado, Jarbas T. Sanchez, gerente de contas da TE Connectivity Brasil, frisa que a Credija “se une a empresas e indústrias que buscam soluções tecnológicas e ampla gama de produtos que conectam e protegem o fluxo de informação e dados ao redor do mundo”, e salienta que a TE Connectivity também possui linha completa para Data Centers (Cat 6A); Solução Gerenciável (AMPTRAC); soluções ópticas e uma linha de produtos para atender as necessidades dos mercados industriais e residenciais.

Credija (4)Diagnóstico e padronização

O crescimento registrado na atividade da Sicoob/SC Credija mostrou a necessidade de mudança da sede anterior - instalada em um edifício antigo, que dificultava as mudanças indispensáveis ao dia a dia da cooperativa e seus associados - para um novo centro, especialmente construído.

O coordenador de TI da Credija explica que era preciso investir em novos servidores para suportar a carga exigida pelas atividades da cooperativa, mas não havia local para acomodar estes equipamentos. A decisão recaiu na criação de “um centro que pudesse atender a necessidade atual de tráfego, armazenamento e processamento de dados da cooperativa. Em paralelo, precisávamos também investir em um circuito de CFTV que fosse confiável, com qualidade, e em um Data Center organizado e que pudesse ser expandido facilmente, em virtude do grande crescimento dos últimos anos”, ressalta.

Credija (8)Essa realidade levou a área de TI a realizar um levantamento buscando as soluções disponíveis no mercado e também os seus respectivos custos. “Como se tratava de um projeto novo, queríamos um ambiente para nos fornecer alta disponibilidade, grande desempenho e que pudesse também agregar valor ao negócio”, informa Rocha ao falar sobre a escolha da solução oferecida pela Master Redes Tecnologia, garantindo que até o momento a opção selecionada “trouxe um ótimo custo benefício e atendeu perfeitamente aos requisitos exigidos”.

A medição dos resultados está baseada em outro ponto ressaltado por Rocha: “o desempenho dos switches, servidores, cabeamento e outros equipamentos possibilitou trazermos novamente para dentro da cooperativa as aplicações que foram sendo terceirizadas para atender à s necessidades exigidas devido à s condições da sede anterior, que apresentava muitos problemas com cabeamento, energia e também servidores antigos. Além do mais, agora há, inclusive, uma boa folga para crescer ainda mais”.

Todo esse contexto está levando a Sicoob/SC Credija a investir na padronização do ambiente. Para isso, sempre que alguma agência passa por reforma ou mudança de endereço, a mesma solução é implementada.

Sicoob/SC Credija - cooperativa de crédito fundada em 09 de janeiro de 1992 na cidade de Jacinto Machado. Trabalha no mercado financeiro fornecendo empréstimos, cartões de crédito, aplicações e outros serviços bancários a seus associados. Também oferece a seus associados comodidades como internet banking, caixas eletrônicos e aplicativos empresariais. Atualmente conta com 13 agências, sendo 11 delas com autoatendimento, e soma mais de 120 colaboradores.

Master Redes Tecnologia - atua no mercado de Tecnologia da Informação desde sua fundação, em 2003. Focada em soluções de cabeamento estruturado, fibras ópticas, switching, CFTV e servidores, atende a toda região Sul do Brasil, além de São Paulo, Rio de Janeiro e algumas cidades do Nordeste. Atende clientes nos setores de agronegócio, energia, portuário, frigorífico e construção civil, com equipe técnica especializada e completa linha de ferramentas para executar desde infraestrutura de calhas até fusões e certificações de fibras ópticas.