Policom Solution Center: em dois anos, mais de 2 mil visitantes

15/05/2013 às 13:53

pscA média de um evento a cada três dias comprova a importàância do Policom Solution Center e mostra que os objetivos definidos na fase de projeto estão sendo cumpridos: flexibilidade de layout e de upgrade, assim como a constante atualização dos equipamentos instalados e em demonstração, estúdio para fotos, filmes e webinars, entre outros.

De acordo com Anderson Carvalho, gerente de marketing do Grupo Policom, até dezembro de 2012, o PSC teve mais de 250 utilizações, atingindo 2.000 pessoas, sejam visitantes, sejam participantes de workshops de meio período ou treinamentos em período integral. Desse modo, “contabilizamos um total de 6.000 horas de utilização, o que seria economicamente inviável se quiséssemos promover nossas ações em São Paulo, alugando espaços externos e somando os custos com equipamentos, deslocamento, etc.”.

Mesmo com esses resultados, há desafios a serem ultrapassados, lembra Carvalho, como gerar mais certificações técnicas, em resposta à  demanda gerada pelos treinamentos gratuitos gravados e divulgados no canal do Grupo Policom no YouTube.

A flexibilidade de layout é um dos principais pontos responsáveis pelo sucesso alcançado pelo Policom Solution Center, comemora o gerente de Marketing do Grupo Policom, pois “em duas pessoas muda-se todo o layout da sala rapidamente”.

Essa possibilidade de ser facilmente adequado à s necessidades da atividade torna-se ainda mais importante quando se entende o PSC como um espaço totalmente interligado ao ambiente da empresa. Como explica Carvalho, além de ser um dos principais espaços do Grupo Policom para a geração de conteúdo, como treinamentos teóricos e práticos de nossos colaboradores, clientes e parceiros, é utilizado para outras atividades, como sessões de cinema para os colaboradores, área de lazer em confraternizações, palco para as reuniões internas e atividades promovidas pela área de Recursos Humanos:“A integração do projeto com os colaboradores começou muito tempo antes de sua inauguração, visto que durante o projeto e construção toda a equipe técnica do Grupo esteve envolvida no trabalho”.

Devido à  qualidade da acústica do ambiente, as atividades desenvolvidas no PSC não interferem com o dia a dia da Policom São Paulo. Desse modo, o local permite a ampla utilização de recursos multimídia nos treinamentos e a realização de webinars e fóruns de discussão.

A todas essas atividades, somam-se treinamento de equipes das próprias integradoras e até reuniões dessas parceiras do Grupo Policom com seus clientes e com fabricantes, uma vez que no PSC todas as soluções comercializadas pelas empresas do grupo estão em operação. Por isso, o PSC constitui-se showroom funcional para as verticais em que a empresa se faz presente: cabeamento estruturado, CFTV, data centers e redes industriais.

Localizado na sede da empresa no bairro paulistano do Ipiranga, onde ocupa área de 130 metros quadrados, o Policom Solution Center recebeu investimento superior a R$ 300 mil - realizado com recursos próprios - para adequação do espaço, com obras civis e instalação das soluções de alta tecnologia comercializadas.

Como ressalta Carvalho, o investimento na manutenção é permanente, com a inclusão de novas soluções para demonstração e a contínua atualização das instaladas, como gerenciamento inteligente de conectividade, sistemas de CFTV IP com geração e gerenciamento de imagens Full HD, cabeamento UTP 10 Gigabit, os últimos lançamentos em cabeamento óptico, racks 19”, entre outras soluções. Desse modo, o PSC “favorece que os usuários finais conheçam as soluções em operação, fazendo testes e simulações de modo a definir com segurança a tecnologia a ser utilizada em seu projeto”.

A inauguração do PSC aconteceu no dia 20 de outubro de 2010, com palestra internacional a cargo dos engenheiros Steve O”™Hara e David Schell, da Fluke Networks, que enfocaram tendências em fibras ópticas, orçamentos de perda em conectores MPO, refletàância e fibras OM4 em data centers.