IPSM soma-se aos usuários do iPATCH®

03/11/2011 às 18:13

Esta rede, que está em operação desde março de 2008, substitui rede anterior Categoria 5E, com a finalidade de uso de tecnologias novas e futuras, estruturação da rede interna de voz com uso de VoIP, possibilidade de trafegar em rede Giga, melhor administração do uso dos pontos de rede e recursos da rede. O crescimento constante de demandas de novos pontos na rede para atender as novas contratações e a dificuldade de identificação e de manutenção em pontos da rede de voz na estrutura antiga levaram à  necessidade de modernização e à  opção pelo uso de tecnologia de última geração. Para isso, nesta obra, foi utilizado cabeamento estruturado gerenciável Categoria 6 na rede horizontal, enquanto a solução Categoria 6a foi aplicada na rede dos servidores. No total são 388 pontos categoria 6 e 12 pontos categoria 6a, conectorizados a 31 patch panels gerenciáveis dispostos em três racks de 47 Us instalados no data center. O prédio sede do IPSM recebeu toda a nova estrutura de dados e voz. Um prédio anexo, há mais de500 metrosde distàância, foi conectado via antena, onde a rede interna continua 5E, mas utiliza os novos Switches e aparelhos telefônicos IP da sede. A implantação da nova rede foi feita com a antiga em funcionamento, pois o prédio não foi desocupado e a interrupção das atividades teve de ser feita mediante agendamento. Nessa migração alguns desafios tiveram de ser vencidos, como relata Giovanni Presotti Diniz, chefe de Serviço de Operações de Sistemas IPSM: “as tentativas de integração entre os novos switches e os switches antigos para tráfego de voz não foram satisfatórios obrigando o funcionamento das duas redes em andares diferentes. Para uma melhor administração da rede, alguns servidores de dados foram substituídos e seus respectivos sistemas operacionais foram atualizados”. A estrutura de voz, até então, tinha rede separada, mas passou a ser integrada à  nova infraestrutura, o que possibilitou o uso de aparelhos VoIP e respectivos serviços disponíveis para a tecnologia. Desse modo, frisa Diniz, “tivemos um aumento de 50 pontos de rede em uso com a nova rede, tendo ainda em torno de mais 100 pontos disponíveis para utilização por telefones ou estação de trabalho. Com isso, passamos de 250 pontos para 400 pontos. E mais: Para uma melhor administração da rede, switches Extreme foram adquiridos junto com o iPatch facilitando a identificação dos pontos na conexão do Switch com o patch papel”. Entre os benefícios gerados, o chefe de Serviço de Operações de Sistemas IPSM lista otimização dos custos de infraestrutura com a implementação da telefonia IP, além de agregar tecnologia de ponta preservando o investimento. Além disso, a tecnologia iPatch gera facilidade em detectar e resolver problemas de cabeamento, mapeamento da rede e facilidade de ativação dos pontos de rede A meta agora é expandir a modernização para prédio anexo, que deverá ser interligado via fibra óptica “para uso da mesma solução, centralizando assim a administração da rede”, informa Diniz.

O sistema iPatch®

Nesta rede que é toda certificada e tem garantia estendida de 20 anos, foi utilizado o sistema de gerenciamento de infraestrutura em tempo real SYSTIMAX ® iPatch® “que, de acordo com Giovani de Souza Dias, gerente de Contas da Uptec, reduz os custos de gerenciamento da rede e auxilia na prevenção de perdas financeiras por falha das comunicações, assegurando que as redes de voz e dados entregam as informações de que a organização necessita, eleva o retorno do investimento em TI e aumenta a produtividade dos negócios, entre outras vantagens”.

O sistema de gerenciamento de infraestrutura em tempo real SYSTIMAX ® iPatch® gera ordens de serviço automatizadas, que permitem iniciar e gerenciar mudanças nas conexões de rede de forma mais eficiente, reduzindo em 90% o esforço manual na geração de ordens de serviço e eliminando a impressão de relatórios. Além disso, emite ordens de trabalho eletrônicas interligadas ao monitoramento em tempo real das conexões da rede, proporcionando economia por reduzir os erros de conexão e a necessidade de retrabalhos. Dias ressalta que, normalmente, “25% das conexões de rede são mudadas anualmente. Desse modo, a e

conomia de custos apenas com as ordens de serviço eletrônicas e o provisionamento de serviços podem garantir retorno do investimento no Sistema iPatch”, explica.

Sobre o IPSM

Autarquia que atua no segmento da saúde, o IPSM (Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais), sucessor da Caixa Beneficente da Polícia Militar de Minas Gerais, surgiu com a ideia de um Grupo de Sargentos em formar uma “Sociedade de Amparo a Família Miliciana”, em 1903.Com as alterações possibilitadas pela evolução da legislação, este sistema encontra-se bem estruturado, contando, para a efetiva prestação de serviços, com uma vasta rede orgàânica e contratada em todo o Estado, buscando atender a todos os beneficiários de maneira rápida e eficiente. Prestando serviços a mais de 200.000 beneficiários, o IPSM tem mais de 350 funcionários. Mais informações em http://www.ipsm.mg.gov.br. Sobre a Uptec Atuando em Belo Horizonte-MG desde 1994, a Uptec é especializada em serviços de infraestrutura para telecomunicações e TI, construção civil, engenharia elétrica de baixa e média tensão e engenharia de instalações. Através de estrutura própria, atende a grandes e médias empresas do mercado corporativo em todo o território nacional e, por intermédio de parcerias com fornecedores de classe mundial, desenvolve e executa projetos em construção e tecnologia. Mais informações em www.uptec.net.