Guardião: sistema móvel de monitoramento em alta definição com tecnologia Avigilon

03/07/2013 às 21:54

Guardiao 1Um sistema de CFTV IP de alta definição autônomo, capaz de ser transportado e movimentado com facilidade. Isso foi materializado pela HDX Security, de Cotia (SP). Com tecnologia Avigilon e desenvolvido com suporte técnico e materiais fornecidos pelo Grupo Policom, o equipamento é direcionado a eventos e agrega, na mesma solução, central de controle, comunicação, coordenação e inteligência.

Resultado de 8 meses de desenvolvimento e mais de R$ 200 mil apenas em equipamentos, o Guardião, como foi batizado o projeto, é móvel, montado em uma carreta com engate rápido, que atende as normas do Contran e pode ser transportada com facilidade de um local para outro. à‰ equipado com câmeras Avigilon, sendo uma speed dome de 2 MP (megapixel), uma câmera fixa de 2 MP com lente varifocal incorporada de 4-85mm, uma câmera fixa HD PRO de 16 MP e uma quarta câmera com sistema de vídeo analítico incorporado, para contagem de pessoas, objetos, medição de velocidade e reconhecimento facial.

Permite que outras câmeras sejam agregadas ao sistema, com transmissão via rádio, tornando desnecessária criação de infraestrutura física, com cabos. Todas as informações, do sistema fixo e das câmeras agregadas, são enviadas a um centro de controle único, que pode ser remoto (em central dedicada) ou estar instalado no próprio local onde está sendo feito o monitoramento.

Guardiao CENTRAL ISPFabrício Rosetti, diretor da HDX Security, além das câmeras, o Guardião conta com autoalimentação por baterias, que lhe garante autonomia de 3 dias, aceitando, ainda, gerador externo, alimentação via energia elétrica e energia solar. Possui alarme integrado, GPS, tecnologia 3G e servidor com 4 terabytes, além de servidor remoto, instalado na central de monitoramento. E mais: “em 15 minutos a partir da chegada ao local, o Guardião já está operando, inclusive com câmeras extras, que saem da HDX configuradas e são montadas em tripés com antenas”.

O principal diferencial da solução, como frisa Fabrício Rosetti, é a inteligência embarcada, assim como a análise dos projetos e das necessidades do cliente realizada pela equipe técnica da HDX.

Outra vantagem é que a carreta em que está instalada a solução pode ser identificada com a logomarca do evento. Suas características tornam-no ideal para grandes eventos, como shows e eventos esportivos, entre outros.

Com testes realizados no início de 2013, o Guardião vem sendo aprovado nos eventos em que é utilizado, como a Olimpíada do Conhecimento do Senai (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial), ExpoSytems e jogos do Campeonato Paulista de Futebol.

Tecnologias Avigilon aplicadas

As tecnologias Avigilon aplicadas no Projeto Guardião contribuem para a mobilidade da solução e respondem pela qualidade das imagens geradas.

Guardiao 2A câmera fixa de 16 MP, por exemplo, integra a família HD PRO, que entre as características apresenta alta sensibilidade, com elevados níveis de claridade, resolução e nitidez. Por isso, a câmera cobre ampla faixa dinàâmica e faze scaneamento progressivo, atendendo as mais exigentes aplicações de vigilàância. Transmite imagens em 100BASE-TX, usando tecnologia JPEG2000 de compressão progressiva de forma a ocupar a menor banda possível e permitir a mais eficiente armazenagem de imagens do mercado, sem perder qualidade de imagem. Além disso, é Power over Ethernet, 24 VAC ou 12 VDC, e conta com interface de E/S externa e RS-485.

O sistema avançado de aquisição de imagem da câmera fixa HD PRO de 16 MP ajusta automaticamente o tempo de exposição e a abertura da íris para assegurar que toda a evidência disponível seja capturada através da gama total de cenas diurnas e noturnas. A tecnologia de montagem aplicada a esses equipamentos torna as câmeras compatíveis com uma ampla seleção de suportes de lentes Canon® EF.

Além disso, a resolução de 16 MP resulta do gerenciamento de Stream de Alta Definição (HDSM) que comprime e preserva a qualidade da imagem com eficiência, enquanto gerencia a transmissão de imagens HD através do sistema Avigilon - enviando somente os trechos solicitados de imagens à s workstations do operador. Desse modo, entrega qualidade de imagem excepcional enquanto oferece economia substancial de largura de banda, permitindo aos operadores a utilização de workstations de configuração acessível, com consequente redução de custos.

Por sua vez, as câmeras speed dome e fixas utilizadas são de alta definição e atendem o padrão H.264 para compressão de vídeo, possuem scan CMOS progressivo e foram projetadas para diversas aplicações de vigilàância. Contam com lentes varifocais integradas e totalmente motorizadas para fácil instalação e alta qualidade de imagem. Transmite imagens 100BASE-TX usando tecnologia H.264, o que resulta no consumo de menor largura de banda e em menor espaço possível para armazenamento com vídeos em alta taxa de quadros, enquanto entrega qualidade de imagem superior.