Grupo Policom oferta novo certificador de fibra óptica focado em operadoras e data centers

21/01/2013 às 21:42

OPTIFIBER PRO FLUKE NETWORKS Especialista em soluções ópticas para redes corporativas e industriais, o Grupo Policom® oferta o lançamento da Fluke Networks® voltado a testes de fibras, que é indicado para grandes operadoras e data centers. Trata-se do OTDR OptiFiber® Pro.

Primeiro OTDR (refletômetro óptico de domínio de tempo) portátil, construído do zero para testes de fibras empresariais, o desempenho do OTDR OptiFiber Pro permite redução de custos associados a testes de fibras em instalações, ao mesmo tempo em que melhora a produtividade e aprimora a confiabilidade da rede. à‰ fornecido com o software de gestão LinkWare®, que integra os resultados de testes e mantém o OTDR atualizado com a versão mais recente do software.

Entre as vantagens, o OTDR OptiFiber Pro conta com interface de usuário de smartphone, que minimiza a curva de aprendizagem tipicamente associada com OTDRs mais antigos ao reduzir grandemente a complexidade - ajudando qualquer técnico a se tornar um especialista em fibras rapidamente. Com isso, simplifica o teste em ambientes de datacenters, por exemplo.

As principais funções principais desse testador envolvem um modo “Datacenter” simplificado, que automatiza o processo de configurar paràâmetros de teste, como comprimento de onda ou algoritmos de detecção de final, reduzindo significativamente o tempo de configuração e a complexidade de aprender como resolver problemas em datacenters.

Um diferencial importante é que o OTDR OptiFiber Pro pode testar conectores e cabos em distàâncias a partir de 0,5 m, o que o torna indicado para ambientes de servidores virtualizados, onde as conexões são frequentemente inferiores a um metro e as questões de desempenho ocultas podem reduzir sensivelmente a confiabilidade de datacenters e de redes de áreas de armazenamento (SANs).

O testador também apresenta os resultados em forma gráfica, favorecendo a interpretação rápida e imediata dos resultados por qualquer usuário. A isso se somam as ferramentas de gestão de projeto, que facilitam a atribuição e o rastreamento de todos os projetos de teste de fibras para usuários múltiplos, aumentando a eficiência, melhorando a visibilidade de rastreamento de projetos, e permitindo compartilhamento de dispositivo de custo efetivo.

O time técnico do Grupo Policom possui o equipamento disponível para fazer demonstrações técnicas aos clientes interessados. Informações adicionais sobre o novo OTDR Optifiber Pro estão disponíveis no canal do Grupo Policom no YouTube (www.youtube.com/grupopolicom), incluindo um webinar gravado com o tema “Testando fibras ópticas em data centers”.