Grupo Policom e tecnologias da CommScope marcam presença no data center da Ascenty em Campinas

01/07/2014 às 04:11

Ascenty (2)

A Ascenty - que oferece a seus clientes uma combinação de redes de fibras ópticas e serviços de Data Centers próprios e tem no fundo de private equity norte-americano Great Hill Partners (GHP) seu controlador - inaugurou, em outubro de 2012, seu primeiro Data Center próprio, construído na cidade paulista de Campinas, com 5.000 m² de área total e 2.500 m² de área útil com piso elevado, dividido em três módulos e que exigiu investimentos da ordem de R$ 100 milhões.

A estratégia da Ascenty está direcionada à  operação de Data Centers com redes de fibra óptica próprias, promovendo serviços de Colocation, Hosting Gerenciado, Cloud Computing e conectividade de alta capacidade. Interligados por essas redes, os Data Centers garantirão a qualidade dos serviços fim a fim. O foco está em mercados atraentes como Região Metropolitana de Campinas, Região do ABC Paulista, Vale do Paraíba, Baixada Santista, entre outros.

Viabilizar as metas exige investimento em tecnologias de ponta, desde a infraestrutura, que tem papel importante e mereceu atenção especial.

Certificada Tier III pelo Uptime Institute, a unidade é considerado um Data Center Verde e conta com iluminação em Led. Com 6 MVA de energia contratada, possui um sistema tribos de alimentação elétrica, mantendo, para isso, nove grupos geradores de 1,3 MVA cada.

A busca por qualidade e confiabilidade se estendeu à  rede de transmissão de voz, dados e imagem, que utilizou SYSTIMAX Solutions® (fabricada pela CommScope® Enterprise Solutions, líder mundial em sistema de cabeamento estruturado através das linhas SYSTIMAX e UNIPRISE), adquirido junto ao Grupo Policom®, referência no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente.

Entre os planos futuros da empresa, está expandir a atuação a outras regiões, sempre em um raio de 100 km da capital do Estado de São Paulo, tendo como lógica “a descentralização do eixo Rio-São Paulo para atender os mercados que têm necessidade desse tipo de serviço. Hoje, mais de 80% dos Data Centers estão na região de Alphaville”, frisa Roberto Rio Branco, diretor Institucional e Regulatório da Ascenty. Os próximos passos estão planejados e em andamento para contar com cinco Data Centers em três anos, comenta Rio Branco.

Rede UTP e óptica

Os quantitativos de materiais utilizados comprovam o porte do empreendimento: foram 37 km de cabo UTP GigaSPEED XL Cat. 6 SYSTIMAX, modelo 1071 que atendem aproximadamente 1.300 jacks RJ-45 MGS 400 Cat.6 SYSTIMAX; 4,6 km de cabo UTP GigaSPEED X10D Cat.6A SYSTIMAX, modelo 1091B, que atendem aproximadamente 106 jacks RJ-45 MGS 600 Cat.6A SYSTIMAX; e aproximadamente 360 patch cords UTP SYSTIMAX variando entre cat.6 e 6A, cores cinza e branco, com distàâncias entre 1,22 m e 13,0 m.

A esses volumes se soma o cabeamento óptico, formado por 22 bastidores de fibra modular SYSTIMAX modelo 360G2 de 1U, sendo que cada bastidor é equipado com 4 módulos InstaPATCH com tecnologia MPO, concentrando 12 fibras por módulo, trazendo flexibilidade, altíssima densidade e agilidade de administração aos gestores do data center. Com esta configuração, o Grupo Ascenty armazena 1.056 conexões ópticas consumindo apenas 22 U em racks. A solução InstaPATCH, explica Ricardo Daizem, diretor da CommScope no Brasil, ainda traz a vantagem de módulos conectorizados e testados em fábrica, dispensando intervenções em campo para conectorização e fusão, garantindo a performance e gerando agilidade na ativação e na manutenção da rede óptica.

Como infraestrutura óptica, o Data Center do Grupo Ascenty usa tecnologia multimodo LazrSPEED 300 da CommScope, suportando 10 Gb/s até 300 metros, sendo que a conectividade entre módulos ópticos e equipamentos é executada por cordões ópticos LazrSPEED LC/LC e InstaPATCH MPO/MPO.

Outros componentes - As tomadas MGS 600 Cat.6A SYSTIMAX fazem parte da solução SSYSTIMAX 360 e agregaram importantes melhorias técnicas, como o aperfeiçoamento do controle do alien crosstalk (ANEXT), ruído externo causado pelo acoplamento entre canais adjacentes dos demais cabos Cat. 6A ao redor do cabo principal. Este melhor controle - extensivo aos cabos, patch panel, jack e tomadas - permite aos gestores de Data Center o aumento da densidade de pontos Cat.6A nos racks.

No caso específico do Data Center do Grupo Ascenty em Campinas, essa tecnologia também tornou possível “ocupar até 48 pontos Cat. 6A em uma unidade de altura, ao contrário da geração anterior, que tinha o limite de 24 pontos Cat.6A por patch painel de 1U”, informa Daizem.

Dois tipos de painéis também se somam à s soluções SYSTIMAX aplicadas: UMP e M4800. O painel modular modelo UMP SYSTIMAX de 36 portas em 1U, painel descarregado que permite o encaixe das tomadas RJ-45 Cat. 6A e Cat. 6 conectorizadas, oferecendo flexibilidade na expansão da rede, pois permite que a qualquer momento um novo ponto seja encaixado no painel, até atingir a ocupação das 36 portas por painel. Já o painel modular modelo M4800 SYSTIMAX possui 48 portas em 1U e sistema de encaixe via tomadas RJ-45 conectorizadas. Como diferencial destaca-se a alta concentração de pontos em uma unidade de altura. No caso da Ascenty, essa característica permite que com 12 patch panels, que ocupam apenas 12 U, sejam atendidos 576 pontos UTP.

O Data Center do Grupo Ascenty conta, ainda, com racks TOP Solution G3 equipados com guias de cabos horizontais GP Racks, ambas, linhas de produto exclusivas do Grupo Policom. São 22 guias de 1U. A empresa ainda investiu em um certificador DTX 1800 da Fluke Networks e etiquetadora IDXpert Brady. Desse modo, frisa Anderson Carvalho, gerente de Marketing do Grupo Policom, “o time técnico está plenamente equipado para execução de tarefas relacionadas à  manutenção e à  expansão da rede do Data Center”.

Confeccionadas em aço, as guias de cabos horizontais GP Racks permitem gerenciamento da profundidade de 60, 80 ou 120 mm através de ajustes nas orelhas de fixação 19 polegadas. Além disso, possuem fingers em ABS na cor preta, com acabamento arredondado para evitar estrangulamento dos cabos no leito do guia; e tampa de fechamento texturizada.

O Top Solution® G3, mais uma inovação exclusiva do Grupo Policom®, é a terceira geração do Top Solution, o rack mais copiado do Brasil com mais de 5.000 unidades vendidas. Consiste em sistema modular que oferece total flexibilidade na configuração de layouts de instalação e ao mesmo tempo acomoda grandes volumes de cabos com facilidade de manuseio e conforto durante a instalação. Sua estrutura aparafusada permite total desmontagem em campo.

A Ascenty também investiu em solução Top of Rack. Segundo Felipe Caballero, diretor de Infraestrutura de Data Center da Ascenty - também responsável pela gerência de Facilities da empresa - essa alternativa “gera maiores savings para nossa infraestrutura de cabeamento. Utilizamos um Top of Rack para centralizar o cabeamento que irá atender a um conjunto de 6 racks de servidores, logo, com a passagem de fiber trunks e cabeamento UTP previamente planejados, conseguimos atender aos racks de servidores com mais agilidade e flexibilidade, reduzindo os gastos com cabeamentos para conectar longas distàâncias dentro do prédio”.

InstaPATCH 360

SYSTIMAX InstaPATCH 360 System é uma geração de soluções pré-terminados de fibra desenvolvida pela CommScope Labs e direcionada a Data Centers que exigem alta densidade, rapidez de implantação e alta performance. O Sistema InstaPATCH 360 incorpora SYSTIMAX LazrSPEED multimodo, OptiSPEED®, tecnologias de fibra multimodo e TeraSPEED®.

O hardware pré-terminado da solução SYSTIMAX LazrSPEED é construído com fibra 550 LazrSPEED multimodo, que prevê suporta aplicações de Ethernet de 10 Gbps, bem como as emergentes OM4, 40Gbps/100Gbps Ethernet e Fibre padrões Canal 16 Gbps. Registra, ainda, baixa perda de desempenho e elevada largura de banda. Cabos-tronco estão disponíveis em LazrSPEED 150, 300 e 550 (OM4) graus de desempenho para atender à  ampla gama de necessidades dos operadores do sistema.

Sobre a Ascenty

A Ascenty é formada pelas unidades de Data Centers e Telecomunicações, que prestam serviços de colocation, hosting gerenciado, cloud computing, serviços gerenciados e telecomunicações. Em outubro de 2012, a Ascenty inaugurou o seu primeiro data center no Brasil, já construído para atender aos requisitos de Tier III, na cidade de Campinas, São Paulo.  Hoje, a empresa possui três data centers, todos localizados no Estado de São Paulo. .A Ascenty também disponibiliza 2.000 km de redes de fibras ópticas próprias no Estado de São Paulo, que interligam os seus data centers com os principais data centers do país e todas as operadoras de telecom. Mais informações podem ser encontradas em www.ascenty.com.