Grupo Policom destaca-se com lançamentos na ISC Brasil 2015

24/03/2015 às 17:53

equipe vencedoraDurante o evento, o Grupo Policom® lançou solução PoliConnect, direcionada a controle de perdas no varejo.

Com a meta de conquistar a liderança como provedor de segurança IP, o Grupo Policom® participou da ISC Brasil pelo quinto ano consecutivo.

A ISC Brasil - definida por Anderson Carvalho, gerente de Marketing do Grupo Policom, como “importante plataforma de lançamentos e de relacionamento com potenciais novos clientes, canais e gestores de segurança” - foi o evento escolhido pela empresa para lançamentos.

Policonnect 1Nesta 10ª edição, o principal lançamento do Grupo Policom foi a solução PoliConnect, direcionada a controle de perdas no varejo. Esse sistema, desenvolvido com exclusividade pelo Grupo Policom para o mercado brasileiro, é uma solução que integra perfeitamente o gerenciamento de vídeo em Alta Definição Avigilon com transações de Ponto de Venda (POS - Point of Sales), que permitem aos auditores encontrarem as informações de que necessitam.

Policonnect 2O PoliConnect auxilia no combate a fraudes e furtos, pois atua como ação preventiva no ambiente do varejista. Desenvolvido originalmente como uma solução de prevenção de perdas e indexação de produtos as imagens de CFTV, o sistema mostrou-se uma ferramenta de múltiplas possibilidades, incluindo o monitoramento em tempo real das transações das lojas diretamente na emissão do cupom fiscal.  O gestor administrativo e/ou o responsável pela segurança do varejista poderá visualizar numa mesma tela, via software Avigilon Control Center, as imagens captadas pelas câmeras e o conteúdo do cupom fiscal, em tempo real. Esta demonstração ao vivo pode ser conferida no estande na ISC 2015.

Outros lançamentos

Durante o ISC Brasil 2015, o Grupo Policom também fez outros lançamentos como do Digifort; travas SecureMAX para patch cords UTP SYSTIMAX; e solução em iluminação LED inteligente Redwood do fabricante CommScope, que traz importantes inovações na utilização de iluminação no controle de acesso e no fluxo de pessoas com máxima eficiência energética

Além disso, no estande, estiveram em demonstração os mais recentes modelos de câmeras da Pelco, tais como Evolution 360, Sarix fixa IXP e Sarix dome IMP, e o gravador Digital Sentry;  a Integração Avigilon Control Center com ImVision CommScope, desenvolvida pela equipe do Grupo Policom e que foi lançada no ISC Brasil 2014, permitindo aos gestores de data center fazerem a perfeita integração entre as câmeras de segurança IP e o sistema de gerenciamento de rede ImVision CommScope.

estande20 anos

O Grupo Policom ainda aproveitou a ISC Brasil 2015 para iniciar a comemoração dos seus 20 anos de existência.  Ao longo desses anos, lembra Carvalho, a empresa construiu uma trajetória de sucesso como distribuidor, fortalecendo seus vínculos com integradores e fabricantes reconhecidos internacionalmente. A seriedade e o profissionalismo de sua equipe, assim como o foco no relacionamento com o mercado, levaram o Grupo Policom a se tornar referência no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP dos principais fabricantes do mercado.

Nada disso seria possível sem investimentos permanentes na qualificação de uma equipe multidisciplinar, que detém muita experiência em segurança e em redes, disciplina fundamental para os sistemas de vídeo monitoramento IP. São 20 anos trabalhando com redes, o que favoreceu, em 2007, a entrada no mercado de CFTV IP.

Outros diferenciais importantes, decorrentes dos anteriores, envolvem a velocidade com que atendemos a demanda do projeto e do cliente; amplo portfólio, com soluções de fabricantes da melhor qualidade e de nível global.

Descrição dos lançamentos e demais produtos expostos pelo Grupo Policom na ISC Brasil 2015

A solução SecureMAX constitui-se sistema de travamento para patch cords SYSTIMAX para modelos da linha GigaSPEED XL e GigaSPEED X10D. Oferecendo excelente relação custo-benefício, protege as portas de seus patch panes e equipamentos contra desconexões acidentais ou propositais, garantindo o pleno funcionamento da rede. O mecanismo é bastante simples: o travamento impede que o técnico pressione a lingueta do RJ-45 GigaSPEED e remova-o do patch panel ou do equipamento. O SecureMAX é de fácil montagem e está disponível em kits contendo 25 pares de capa, tampa e duas chaves. A chave deve ser armazenada em poder dos gestores responsáveis pela rede, mas em caso de perda da chave, é possível adquirir chave avulsa. Se utilizadas em conjunto, a solução de travamento físico SecureMAX e a solução de gerenciamento inteligente de rede ImVision tornam praticamente impossível a realização de manobras desastrosas ou sabotagem na rede.

A nova versão do Digifort a 7.0 traz melhorias no desempenho na utilização do codec H.264, que foi totalmente reformulado, a redução no processamento é de cerca de 60%. Ganho considerável também é obtido com o reformulado MJPEG, demonstrando diretamente no client de monitoramento o analítico e seu novo padrão de sensibilidade com configuração que envolve alguns modelos de analítico em um único vídeo. As melhorias feitas no LPR para o processo de leitura, relatórios gráficos e com autenticação, processo de dewarping até a quebra em 4 imagens feito em câmeras fisheye.

Evolution 360 é uma câmera IP de cúpula de 360°, da Pelco, com sensor de 5 MPx, que permite vigilàância constante em 360°; sem pontos cego; operação silenciosa, pois não há peças mecàânicas; dispensa manutenção regular por desgaste pois não tem peças móveis. Está disponível em duas versões: aplicação interna e aplicação externa, a qual possui caixa à  prova de vandalismo e grau de proteção IP66. Totalmente integrada com diversas plataformas VMS (sistema de gerenciamento de vídeo) para permitir antideformação de imagens ao vivo e gravadas, essa família de câmeras é totalmente compatível com alimentação pela Ethernet (PoE, Power over Ethernet) IEEE 802.3af Classe 2, é fácil de ser instalada, é equipada com caixa profissional e resistente a ambientes rigorosos e úmidos, tem design atraente com acabamento preto ou branco, trabalha com iluminação mínima de 0,2 lux, fornecendo claridade em baixa luz.

As características e a linha de acessórios tornam a Evolution 360 adequada para aplicações com montagem em teto, parede ou mesa, além de contar com linha de acessórios para montagem também em coluna ou suspensa. Possibilidade de configuração de regiões de privacidade, detecção de movimento por vídeo dentro de áreas de interesse definidas, entrada e saída digitais de alarme local e entrada para microfone são algumas outras características, que se somam à  facilidade em acessar os recursos da câmera em plataformas VMS, otimização da utilização da largura de banda e armazenamento, permite múltiplos fluxos de vídeo simultàâneos e trabalha com diversas resoluções, de 528 x 480 a 2144 x 1944, registrando taxa de 10 fps típica para resolução completa e de até 15 fps para todas as outras resoluções. Além disso, possui proteção via senha configurável, interface intuitiva na web para visualização e configuração e pode ser integrada ao Digital Sentry versão 7.5 e outras principais plataformas VMS.

Gravador Digital Sentry (DS NVR), da Pelco para CFTV, suporta a maioria das câmeras IP de terceiros disponíveis no mercado e é evolutivo, pois prevê a adição de novas câmeras conforme forem lançadas.  Esse gravador de vídeo em rede é uma solução de software e hardware embutida que gerencia vídeos a partir de câmeras de IP e codificadores exclusivamente por meio da conexão de Ethernet. Disponível nas configurações de 4, 16, e 32 canais com opções de armazenamento interno e externo RAID e não-RAID, o DS NVR é uma solução completamente expansível. Além disso, sustenta o aplicativo baseado em TI Digital Sentry, pacote de software que inclui segurança de rede e monitoramento de evento, vídeo analítico e Archive Utility. Ele integra perfeitamente todos os outros sistemas de gerenciamento de vídeo Digital Sentry e pode ser monitorado pela mesma aplicação do cliente DS ControlPoint.

integracao ImVision AvigilonIntegração ImVision CommScope com software ACC 5.0

A integração entre a solução ImVision CommScope permite ao gestor monitorar qualquer evento registrado pelo sistema ImVision no Avigilon Control Center 5.0. Os alarmes de eventos do sistema CommScope são linkados aos ACC, de modo que, a cada alarme de evento ocorrido automaticamente, é realizada uma gravação em vídeo do mesmo. A integração entre as duas soluções é uma iniciativa do Grupo Policom, cuja instalação número um no mundo está em São Paulo, em um grande data center de uma instituição financeira. A integração está disponível globalmente a qualquer usuário das respectivas soluções.

Iluminação LED Inteligente Redwood

Bastante flexível em termos de oportunidades, podendo ser instalada em Data Centers, hospitais, escritórios e centros comerciais e edificações certificadas LEED, entre outras, a solução Redwood®, novidade da CommScope® para redes de iluminação, é uma solução inteligente de sensores alojados em luminárias LED, que agrega eficiência em toda a operação de edifícios inteligentes, podendo contribuir com até 29 pontos no programa LEED.

A solução está sendo comercializada pelo Grupo Policom® desde meados de 2014, época em que a CommScope introduziu a novidade no mercado brasileiro. “Está no nosso DNA trabalhar com inovação. Comemoramos 20 anos de trabalho com infraestrutura, temos total capacidade de desenvolver o mercado em conjunto com a CommScope, levando para os nossos clientes e parceiros mais esta tecnologia de ponta”, afirma Sandro Gonçalves, diretor comercial da Policom SP, ao falar sobre a instalação, no Policom Solution Center, o maior showroom da Redwood na América Latina. O sistema está em pleno funcionamento desde 9 de dezembro de 2014.

“O sistema é baseado em hardware, sensores e software de gerenciamento, desta forma temos controle total do nosso ambiente, ou seja, teremos iluminação e ar-condicionado somente em locais com movimento, evitando desperdício de energia”, explica o diretor comercial da Policom SP, sinalizando, como um dos principais ganhos para o usuário, a significativa econômica de custos com energia elétrica. “à‰ difícil apontar um percentual preciso, pois depende de um conjunto de ações que vai desde a substituição das luminárias. Alguns cases demonstraram uma redução de aproximadamente 65%”, comenta.

A implantação desse showroom é uma das ações definidas pelo Grupo Policom para esta nova linha de produtos. O investimento na solução inclui, ainda, fortalecimento dos parceiros, para agregar valor ao negócio. O Grupo Policom é responsável por identificar os integradores que atendem aos requisitos mínimos para homologação no programa de canais Redwood, além de cooperar com a divulgação do curso técnico de luminotécnica.  Desse modo, ao adquirir as soluções de Gestão de iluminação da CommScope de canais devidamente homologados, o cliente final terá acesso ao PartnerPRO Network, com profissionais qualificados, aptos a instalar ou a readaptar as soluções de iluminação de forma rápida e confiável.

Além disso, desde o lançamento da solução no Brasil, o Grupo Policom está trabalhando em parceria com a ITAIM Iluminação, fabricante nacional de luminárias LED homologado pela CommScope.

Sandro Gonçalves ressalta que a experiência “está sendo muito positiva, pois a Itaim é uma empresa sólida no mercado e tradicional no segmento, além de flexível e extremamente competente. Estamos atuando em conjunto, somando esforços, com cada empresa fazendo a sua parte no negócio, mas de forma integrada, levando para o cliente final o melhor projeto de eficiência energética”.

Em fevereiro, foram realizadas as primeiras demonstrações práticas da solução Redwood. Vídeo está disponível no canal do Grupo Policom no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=eEb-MkZYW7I. O catálogo da solução Redwood pode ser encontrado em http://www.grupopolicom.com.br/exibe_cat.php?iNCat=17&limit=20.  Para agendar uma visita ao showroom, basta enviar um e-mail para contato@policom.com.br.

Benefícios da solução Redwood

A Redwood pode atender a projetos de eficiência energética exigido pela ANEEL com muita facilidade, uma vez que o sistema possuiu um software que disponibiliza relatórios de consumo muito detalhado, comprovando sua eficiência neste paràâmetro de redução de consumo. Por benefícios como esse, o Grupo Policom viu na solução mais do que apenas um sistema de iluminação.

“Enxergamos o real potencial da solução que é o gerenciamento do ambiente como um todo. O interesse aumentou ainda mais ao detectar a possibilidade de fornecer dados através dos sensores para o usuário interagir com outros sistemas prediais, e, por isso, o Grupo Policom resolveu investir pesado na solução. As metas são agressivas, mas ainda é cedo para falar em números. Acredito que o potencial é muito grande principalmente devido à  grande demanda de projetos de eficiência energética e à  necessidade de redução de custo”, informa Sandro Gonçalves.

Segundo ele, a solução Redwood também proporciona, ao cliente, mais alguns benefícios, a exemplo da opção de incluir uma caixa denominada "Director", dispositivo que facilita a comunicação de duas vias entre a plataforma de sistemas Redwood e as aplicações do sistema de gestãodo edifício externo (BMS). O "Director" Redwood suporta o protocolo de comunicação BACnet / IP para a construção de redes de automação e controle.

Uma solução para redes de iluminação e sensores inteligentes

Sensores integrados e switches detectam movimento, temperatura e níveis de luz, e informam esses dados através de um software de fácil utilização, transformando os dados de consumo de energia em conhecimentos práticos, que integram, através da sua API, outros sistemas de construção para reduzir custos.

A solução de iluminação inteligente Redwood, da CommScope, oferece potência, comunicação e controle centralizados para, no máximo, 48 dispositivos de iluminação LED.

Como resultado, aumenta a eficiência energética e reduz os custos, favorecendo a obtenção da certificação LEED e reduzindo o índice de PUE (Power Usage Efficiency ou Eficiência no Consumo da Energia), pois utiliza controles automatizados, políticas de programação, aproveitamento da luz do dia, escurecimento paulatino e recessos pré-configurados. Desse modo, os gastos gerais de energia elétrica desvinculados do uso de computadores são otimizados, possibilitando, ainda, diminuição com as despesas de manutenção e troca de equipamentos.

Outro benefício relaciona-se aos sensores que detectam o movimento e, portanto, favorecem a análise da forma de ocupação do espaço e monitoram rotas de alto tráfego. Baseando-se nos dados sobre utilização, a plataforma pode auxiliar no desenvolvimento de planos para melhor aproveitamento do espaço e no gerenciamento dinàâmico das salas de reunião dos edifícios. Além disso, como a plataforma utiliza cabeamento de baixa tensão sobre os cabos de infraestrutura existentes, reduz custos de implantação e agiliza alterações em software.

Integração a sistemas de automação predial

A solução também se integra a outros sistemas do edifício, através de uma API aberta, o que a torna mais ágil, personalizável e segura. Os dados gerados pela rede de sensores podem ser usados para aproveitar ao máximo as oportunidades de eficiência por todo o edifício, incluindo os sistemas de dados, HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e segurança.

E mais: possui o Redwood Manager, que possibilita acesso via web, seguro e simples, por meio de um PC ou de um smartphone para o início de operação, controle e geração de relatórios sobre a rede de iluminação e sensores. O relatório do painel de controle mostra a temperatura e o consumo de energia por setor do edifício, e emite alertas de manutenção por meio de uma conexão segura.