Fundamentos para data center: curso em maio

11/04/2017 às 13:04

DC100O Grupo Policom promove o curso DC100 - Treinamento em Fundamentos de infraestrutura de data center, nos dias 8 e 9 de maio de 2017

O curso DC100 é uma exclusividade do Grupo Policom em parceria com Marcelo Barbosa, que soma 30 anos de experiência em TI, é membro da BICSI e da comissão de estudos sobre cabeamento estruturado da ABNT/COBEI, e conta com várias certificações. à‰ voltado a profissionais da área de TI e telecomunicações, engenharia elétrica e mecàânica, arquitetos, gerentes de projeto de TI e data center, assim como a todos os profissionais que estão entrando na área de infraestrutura de data centers.

Ao longo de 14 horas-aula divididas em dois dias, das 9h à s 17h, o DC100 objetiva “introduzir o aluno n o mundo dos data centers, apresentando os principais elementos e disciplinas de engenharia que compõe esses ambientes críticos de processamento e armazenamento de dados. Será dada uma visão geral de cada área, preparando o aluno para posteriores especializações”, explica Anderson Luiz Carvalho, gerente de Marketing do Grupo Policom.

O investimento por aluno é de R$ 900,00, valor que inclui o livro “Data Centers - Engenharia: Infraestrutura Física” do Dr. Paulo Sérgio Marin, apostila e coffee-breaks. Para quem já possui o livro, o custo é de R$ 810,00.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas na seção AGENDA do site do Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br).

Programa Introdução - visão geral do data center: evolução, tipos e normas; Tecnologia da informação - componentes de TI no data center: servidores, armazenamento, comunicação de dados, virtualização; Disponibilidade - conceitos, redundàância e manutenção planejada; Arquitetura - a estrutura física de um data center, seus espaços críticos, áreas de suporte, forro e piso elevado; Cabeamento estruturado - topologia, espaços, distribuidores, subsistemas, mídias, racks e caminhos; Energia elétrica - principais componentes (transformador, gerador, UPS e outros), redundàância e diagrama; Climatização - conceitos, recomendações ambientais, tipos de máquinas, eficiência, free cooling e redundàância; Segurança física - patrimonial (acesso e CFTV) e incêndio (passivo e ativo); Gerenciamento, automação e identificação; Projeto - fases, seleção do site, disponibilidade, layout e capacidade; Eficiência energética - data centers verdes, métricas e melhores práticas; Certificação - um selo para o mercado; O curso é totalmente baseado em normas nacionais e internacionais e guias de melhores práticas para infraestrutura de data centers