Diretor da Apogee é o primeiro brasileiro certificado DCDC pela BICSI

22/10/2014 às 16:57

Marcelo Barbosa - ApogeeMarcelo Barbosa diretor Técnico da Apogee Consultoria, tornou-se o primeiro profissional brasileiro certificado pela BICSI na categoria DCDC - Data Center Design Consultant (Consultor em Projetos de Data Centers).

Realizada em setembro de 2014 e válida por três anos, a DCDC foi criada para reconhecer aqueles indivíduos que demonstraram tanto conhecimento quanto habilidade de aplicá-lo sobre as múltiplas facetas do projeto de data centers. A renovação exige a obtenção de pelo menos 24 Créditos de Educação Continuada (CECs), obtidos em treinamentos relevantes, a exemplo de cursos e webinars ministrados pela própria BICSI, além de cursos reconhecidos de outros provedores ou fabricantes da área de TIC, como Fluke Networks e CommScope.

Como Barbosa explica, “os candidatos ao título devem comprovar ao menos dois anos de experiência comprovada no projeto e/ou construção de data centers nos últimos seis anos”.

O material de estudo é composto pelos seguintes manuais: ANSI/BICSI 002-2011 - Data Center Design and Implementation Best Practices e BICSI”™s Network Systems and Commissioning (NSC) reference.

Além de certificado DCDC, o diretor Técnico da Apogee conta com outras certificações BICSI - RCDD e NTS, direcionadas, respectivamente, ao Projeto de Distribuição de Comunicações e à s Tecnologias de Redes; e ATS (da Uptime Institute) para data centers.

Vale destacar que NTS não está mais disponível para novos registros e que a Barbosa somam-se outros dois profissionais certificados.

Bicsi

Reconhecida associação profissional internacional para o avanço da tecnologia da informação e da comunicação, a BICSI é sediada na Flórida (EUA) e conta com mais de 23.000 profissionais da área, cobrindo quase 100 países. A associação provê informações e educação ao mercado de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações) através da promoção de cursos e conferências, da publicação de normas e manuais, além de um reconhecido programa de credenciamento e registro de profissionais, tanto em projetos quanto em instalações de cabeamento.

Mais conhecida pela certificação RCDD - Registered Communications Distribution Designer (Projetista Registrado de Distribuição de Comunicações), a BICSI oferece diversas certificações de projeto, reconhecidas internacionalmente, tais como:

RCDD - Registered Communications Distribution Designer (Projetista Registrado de Distribuição de Comunicações), exigência básica pra quem busca registros DCDC, NTS e WD; DCDC - Data Center Design Consultant (Consultor em Projetos de Data Centers); ESS - Electronic Safety and Security (Segurança Eletrônica); OSP - Outside Plant Designer (Projetista de Planta Externa); RTPM - Registered Telecommunication Project Manager (Gerente Registrado de Projetos de Telecomunicações).

Além desses registros, a BICSI conta com outras três modalidades de certificação, que não estão mais disponíveis para novos registros: NTS (especialista em tecnologias de redes), RITP (profissional registrado da área de TIC) e WD (especialista em redes wireless). De todas essas, no Brasil, apenas RCDD, NTS, DCDC e WD contam com certificados no Brasil, sendo 21 RCDD, 3 NTS, 1 DCDC e 1 WD. Os demais títulos ainda não contam com profissionais que atuam no Brasil certificados.

Todos esses processos de certificação são baseados em material de normas e manuais de melhores práticas publicados pela BICSI e são totalmente independentes de fabricantes. Para se manter certificado, periodicamente o profissional precisa comprovar uma certa quantidade de horas em treinamentos relevantes (CEC), variável de acordo com o registro.