Data Center do TCE-RS é equipado com tecnologia SYSTIMAX

30/08/2012 às 19:09

O atendimento aos requisitos do termo de referência especificados na licitação  para a implantação do data center (assim como à  exigência legal de menor preço) inclui o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (www.tce.rs.gov.br) entre os clientes da SYSTIMAX® e do Grupo Policom® .

A necessidade de investimento no data center do TCE-RS se deveu à  intensificação do uso da informática na atividade fim do Tribunal (controle externo).

Para garantia de funcionamento dos recursos computacionais (rede e servidores) foi necessário investir em uma estrutura confiável, informa Frederico Henrique Goldschmidt Neto, supervisor de Informática do TCE/RS, lembrando que a rede do TCE-RS é utilizada para as atividades inerentes ao exercício do controle externo, bem como para as atividades administrativas internas. Além disso, o data center foi projetado de forma a possibilitar crescimento da rede atual sem necessidade de novos investimentos ou ampliações,

Em sua implementação, feita pela Ifortix - integradora responsável pela execução - foram enfrentados alguns desafios. Como o principal, Goldschmidt cita a transição entre a sala de servidores existente e o novo data center, que foi executada em um fim de semana: “A transição envolvia desligamento de todos equipamentos, desconexão, transporte, reconexão em novo cabeamento e reinicialização. Portanto, uma etapa bastante delicada”, recorda.

No total, são cerca de 150 pontos Categoria 6a, mais 55 pontos Categoria 6 e InstaPATCH, solução modular da SYSTIMAX Solutions baseada na tecnologia LazrSPEED® de fibras multimodo, especialmente desenvolvimento para data centers e locais que exigem economia de espaço, tempo e trabalho, capaz de permitir que 96 fibras fiquem prontas no mesmo tempo necessário para fazer uma única conexão ótica com os sistemas tradicionais.

Sobre a Ifortix

Fundada em 1993, a  Ifortix (www.ifortix.com.br), especializou-se na realização de projetos e implementação de redes físicas de dados, voz e imagem, utilizando as mais atualizadas tecnologias em cabeamento estruturado e fibras ópticas. Com o passar do tempo, passou a fornecer soluções completas em infraestrutura e segurança física para tecnologia da informação. Ao longo de todo o processo de evolução e expansão, a Ifortix manteve sua sede em Porto Alegre e abriu filiais no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Desenvolvendo e implementando projetos com produtos de primeira linha, por profissionais treinados e de acordo com normas internacionais, a Ifortix tem como objetivo ajudar seus clientes a minimizar riscos, reduzir custos e aumentar a produtividade de seus processos de negócio. A Ifortix responde por projetos e construção de data centers, redes de cabeamento de dados, voz e elétrica, soluções de energia, ar condicionado, proteção contra incêndios, controle de acesso e monitoramento.