Comperj: Centauro utiliza solução TE Connectivity fornecida pelo Grupo Policom

21/09/2012 às 21:08

A empresa Centauro Engenharia respondeu pela implementação de solução de cabeamento estruturado Categoria 6 da TE Connectivity para o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), empreendimento da Petrobrás que contará com várias refinarias dentro do mesmo local e deverá estar concluído em 2017.

Com obras a de duas refinarias (ou 2 HDTs) a cargo do Consórcio QGGI, formado pelas construtoras Queiroz Galvão, Queiroz e IESA, a Centauro está responsável por toda a estrutura e rede de dados e telefonia para atender a logística de construção da refinaria.

Ivan de Mello, gerente de projetos da Centauro, explica que nesse Complexo Petroquímico existem vários consórcios, várias empresas é um empreendimento realmente muito grande.  “Nesse projeto tivemos um apoio muito bom da Policom Rio - empresa do Grupo Policom -, que contribuiu com ideias. Colocamos lá um equipamento novo, que está se difundindo no mercado, com patch panels angulares, fazendo toda a diferença na obra, porque pudemos customizar o espaço do rack, pois conseguimos não ter os ordenadores horizontais e aí colocamos muito mais pontos e cabos num rack. A solução também proporcionou uma estética impressionante. Ficou uma obra admirável”, comemora, informando que “várias pessoas da Diretoria da Queiroz Galvão e profissionais de vários setores de tecnologia da Petrobrás estiveram conferindo os resultados”.

Com cerca de 1.000 pontos finalizados até março de 2012, que atendem nove prédios só dentro do canteiro, distribuídos em área de 40 mil metros quadrados, construídos dentro do canteiro, que são utilizados apenas como apoio aos prédios de refinaria que serão construídos.  Essa rede possui interligações de fibras ópticas à  Engenharia instalada na cidade de Niterói. A interligação do canteiro de obras também é feita via rádio com a unidade em Itaboraí. Ambas as conexões, para seu bom funcionamento, dependem do cabeamento interno, permitindo o acesso à s plantas de engenharia, são arquivos pesadas.

A rede também permite o acesso pelos profissionais instalados no canteiro da Petrobrás no Comperj, basicamente da área de fiscalização, controle e organização da obra.

Toda a rede construída é Categoria 6, utiliza racks Top Solution G3 para a parte de cabeamento e Miracel Solution para os ativos de rede.

Neste link no canal do Grupo Policom no youtube, há vídeo com o depoimento de Ivan de Melo sobre a obra.

Sobre a Centauro

A Centauro é uma empresa de tecnologia, criada em 2005, que se propõe a atender seus clientes com as necessidades dos sistemas técnicos para ambientes corporativos, conseguindo atender todas as demandas dos sistema corporativo das empresas, passando por detecção de incêndio, controle de acesso, CFTV, telefonia, dados, videoconferência.

A Centauro elabora projetos, dá consultorias e faz locação de equipamentos, desde o cabeamento estruturado até switch de alta performance, PABX e outros componentes de rede.

Especificamente em projetos de CFTV, a Centauro se destaca por ter sido a primeira integradora a instalar um projeto Avigilon no Brasil.

Sobre o Comperj: http://www.comperj.com.br/