Colégio em Limeira utiliza solução de CFTV para vídeo-segurança

06/11/2013 às 13:27

Colegio Limeira (6)Adequar a infraestrutura de prédio quase centenário a um sistema atual de monitoramento por CFTV foi o desafio enfrentado pela Preciso Automação, em Limeira, no interior de São Paulo, com resultados “mais do que satisfatórios”, segundo avaliação do cliente final, o Colégio São José de Limeira, vinculado à  Associação de Educação e Beneficência Santa Catarina de Sena.

Nessa instituição de ensino, com mais de 6 mil metros quadrados de área total, foram instaladas 90 câmeras IP Pelco de vários modelos, incluindo 9 Sarix fixas day/night e 36 Sarix mini dome, da Pelco, com materiais fornecidos pela Paris Cabos, empresa do Grupo Policom.

Colegio Limeira (22)Como explica Claudemir Silva, diretor comercial da Preciso Automação, o desafio teve início com a substituição do sistema anterior, que era analógico, baseado em microcâmeras. Segundo ele, a infraestrutura existente era “muito precária, pois os cabos passavam por todos os lugares, ocasionando sérios problemas de manutenção”.

A nova estrutura, que roda em rede de cabeamento estruturado está organizada e identificada, favorecendo alterações e ampliações a qualquer momento, mas foi necessário fazer toda a infraestrutura para a solução, desde a instalação dos eletrodutos para encaminhamento dos cabos desde as câmeras até os servidores, que estão montados em racks de forma padronizada. “Na instalação da infraestrutura, vencemos vários desafios, pois houve necessidade de perfurar vigas de concreto de até 80 cm e instalar tubulações a 18 m de altura”, informa o diretor da Preciso.

Colegio Limeira (39)O gerenciamento da rede é feito com swtiches 24 portas PoE e a gestão do sistema de CFTV está a cargo da solução Endura da Pelco, composta por workstation WS5070, gerenciador SM 5000 e gravador NSM 5200 com 9 terabytes de capacidade.

Implementada em três fases, durante o ano de 2011, a solução de vídeo-vigilàância tem como finalidade básica a segurança interna e nas dependências do colégio, assim como dos alunos nas salas de aula. No entanto, desde o início de operação da primeira fase, o sistema de CFTV IP trouxe benefícios além dos esperados, como o “melhor aproveitamento dos alunos e assimilação do conteúdo dado na sala de aula”, comemora Irmã Maria Cecília Siqueira, diretora da instituição, informando que há projetos de expansão com a mesma solução, porque atende de forma produtiva as necessidades da Associação.

Colegio Limeira (3)O Colégio São José de Limeira foi fundado em 1921, pela Irmã Maria de Santo Inocêncio Lima, de origem portuguesa, e que hoje conta com aproximadamente 130 funcionários. Com o lema “Educar é formar o espírito, o coração e a inteligência”, o colégio atende desde a educação infantil (4 meses a 3 anos) até o ensino médio, contribuindo para o desenvolvimento de todos, pois, mesmo sendo uma entidade confessional, recebe alunos de todas as crenças e religiões.

Soluções Pelco no Colégio São José de Limeira

Distribuidor Pelco desde 2009, o Grupo Policom, através da Paris Cabos, empresa do grupo, forneceu todos os materiais para esse sistema de CFTV, incluindo cabos, racks, switches, entre outros.

Baseado em equipamentos Pelco, o sistema de CFTV do colégio é gerenciado pelo Endura SM 5000, conta com Estação de Trabalho Endura WS5070, Software de Visualização Endura WS5200-5 e Gravador IP NSM Endura 5200 com 9 terabytes.

No total, o sistema possui 80 câmeras, sendo 30 Sarix de 0.5 megapixel day/night, que fazem o monitoramento dos pátios, quadras, corredores e perímetro externo, e 50 mini dome Sarix de 0.5 megapixel com lentes 2.8/10mm em salas de aula e laboratórios. Além disso, as câmeras Sarix instaladas nas áreas externas estão acondicionadas em caixas modelos EH3512 e EH1512, garantindo proteção contra intempéries.