CFTV IP de alta definição reduz custos de projetos e preserva o investimento existente

01/02/2012 às 22:01

Desenvolver soluções em CFTV IP com maior resolução e mais economia é o princípio básico das soluções que a canadense Avigilon® fabrica e que são distribuídas, no Brasil, pelo Grupo Policom. A essas metas somam-se diferenciais importantes, como a elaboração do projeto de CFTV IP com calculador online, garantindo a nitidez do monitoramento desde a concepção do projeto.

Como parte de sua ampla linha de produtos, a Avigilon fabrica encoder para vídeo analógico, com quatro portas, capaz de suportar padrões NTSC e PAL e formatos Composto, Componente e S-Vídeo, com altas taxas de imagens e gravação de até 30 IPS a resolução de 4CIF para cada porta, num total de 120 imagens por segundo em todas as quatro portas.

A utilização de enconder, aliada ao software Avigilon Control Center, favorece a modernização consciente de uma instalação analógica existente “sem necessidade de substituição total do que está pronto, preservando parte do investimento inicial e incorporando estas câmeras analógicas ao sistema de gravação e gerenciamento digital”, explica Sandro Gonçalves, diretor comercial da Policom São Paulo. O encoder Avigilon ainda apresenta a vantagem de consumir apenas uma porta de switch para cada quatro câmeras analógicas a ele conectadas.

Os encoders Avigilon são Power over Ethernet (PoE), dispensando fonte de alimentação externa. Possuem controle dinàâmico de consumo de largura de banda, entrada e saída de alarmes capaz de sincronizar a gravação e a detecção de movimentos da câmera com o sistema de alarmes do ambiente, além de suporte PTZ e gravação de áudio de alta qualidade a partir de qualquer entrada ou microfone.

A linha completa de produtos, que conta com garantia de três anos e inclui todos os acessórios necessários, é formada por soluções em câmeras H.264 Onvif de 1 e 2 megapixel; câmeras HDSM de 1, 2, 3, 5, 8, 11, 16 e 29 megapixel, variando entre modelo fixa e dome; câmeras panoràâmicas de 180º e 360º com 8 megapixel; gravadores digitais (NVRs); workstations; software Avigilon Control Center e solução para leitura de placa de veículo (LPR). A flexibilidade ofertada pelo portfólio da Avigilon proporciona ao cliente final e ao instalador o pleno atendimento de projeto de quaisquer porte e perfil, com relação custo-benefício atrativa.

Por oferecer resoluções de 1 megapixel a 29 megapixel, a solução Avigilon comercializada pelo Grupo Policom proporciona redução considerável no número de câmeras necessárias para um monitoramento eficiente, pois “o projeto não é desenvolvido da forma convencional, com base no número estimado de câmeras, mas na qualidade esperada da imagem, para cada ponto a ser monitorado. Este conceito é denominado pixel por metro”, informa Sandro Gonçalves.

O diretor comercial da Policom SP esclarece que esse conceito leva em consideração “a legibilidade da imagem final. Por exemplo, se for necessário identificar uma face ou objeto, terão de ser utilizados câmeras capazes de oferecer no mínimo 164 pixel por metro para garantir a identificação”.

As câmeras dome IP panoràâmicas de alta definição com HSDM têm resolução de 8 megapixel, permitindo que, a partir de uma câmera, quatro sensores façam cobertura panoràâmica (180º ou 360º). Com lentes pré-focadas e instaladas em fábrica, que dispensam ajustes durante a instalação, as câmeras são à  prova de vandalismo, água e poeira, contam com ajuste em três eixos para simples montagem em qualquer configuração e acessórios de montagem para instalação no teto, em caixa elétrica e ambientes externos. O modelo de 180º é indicado para amplos ambientes internos, como, por exemplo, recepções e armazéns. Já uma única câmera de 360º, se colocada no centro de uma sala, permite cobertura simultàânea de todo o local. Ambas geram quatro cenas simultàâneas consumindo, apenas, um ponto de rede, uma porta de switch e uma licença de software.

As câmeras IP de alta definição - com resolução de 1, 2, 3 e 5 megapixel - podem ser aplicadas em ampla variedade de ambientes externos e internos, e também para reconhecimento de placas de veículos (LPR). Permitem visualização HD em tempo real, tanto em vídeo ao vivo como gravado, PTZ digital e ajuste automático de íris.  Dispõem de gerenciamento de Stream de Alta Definição (HDSM) para garantir máxima qualidade das imagens.

As câmeras Avigilon de 1 a 29 megapixel são Power over Ethernet (PoE), dispensando fonte de alimentação externa, e Plug-and-Play, fazendo autodetecção e autoconfiguração das câmeras para facilitar a instalação, permitem sincronizar gravação e detecção de movimentos da câmera com o sistema de alarmes do ambiente e gravam em áudio de alta qualidade a partir de qualquer entrada ou microfone.

O Avigilon Control Center, software de gerenciamento da Avigilon, permite a gravação de toda a área de abrangência da câmera fixa, ou seja, quando o operador aplica zoom digital, seja no vídeo ao vivo ou gravado, o restante da cena permanece sendo captado pela câmera, resultando em imagens sem perdas. Destaca-se a facilidade de operação do software, que permite visualizar até 36 cenas por monitor.

A tecnologia Avigilon está disponível no mercado brasileiro desde março de 2011, através do Grupo Policom. Neste período, a solução já conta com diversos projetos instalados em indústrias, escritórios e shopping centers. Nessas realizações, destacam-se dois projetos diferenciados. O primeiro, dedicado a monitoramento de um grande canteiro de obras, e o segundo, de um condomínio residencial. Estes cases podem ser consultados no portal da solução (www.grupopolicom.com.br/avigilon). Diversos casos de sucesso em todo o mundo podem ser consultados no site da Avigilon (www.avigilon.com).

O Grupo Policom faz demonstração de toda a linha no Policom Solution Center, localizado em São Paulo, e também no local mais conveniente para o interessado, mediante agendamento prévio. Também disponibiliza download gratuito do Avigilon Control Center Player e alguns exemplos de vídeos gravados com tecnologia Avigilon em seu portal, no endereço www.grupopolicom.com.br/avigilon. Além disso, o Grupo Policom oferece ampla grade de apresentações e treinamentos presenciais e via webinar, bastando o interessado se cadastrar pelo portal.