CEVA Logistics opta por solução de CFTV Avigilon

24/05/2013 às 02:37

Avigilon-Poster-Square baixaA CEVA Logistics - uma das líderes mundiais na gestão da cadeia de suprimentos, não baseada em ativos - implementou solução completa de CFTV IP de alta definição em duas de suas unidades paulistas: Diadema, sede do Grupo no Brasil, e Hortolàândia.

Com materiais fornecidos pelo Grupo Policom®, a solução - que compreende câmeras, encoders, acessórios, workstation e software de gestão Avigilon® - foi implementada pela HSH Soluções em Tecnologia e Segurança Eletrônica. 

No total, somando as duas unidades, foram 25 câmeras IP Avigilon de 2 MP e  14 câmeras analógicas de outros fabricantes com encoders Avigilon. O sistema monitora os acessos e as áreas administrativa e de operação interna dos pavilhões.

“Com a redução dos valores da fibra óptica, percebemos que os projetos de CFTV baseados em tecnologia IP chegaram em níveis aceitáveis de custo benefício. Fizemos um benchmarking com gerentes de segurança da CEVA de outros países e nos chamou a atenção o fato da Avigilon ser o carro chefe na CEVA Itália”, conta Claudio Nadaleto, Brazil Loss Prevention Manager da CEVA, afirmando que a homologação da marca no Brasil aconteceu após “ comparar com outros players”.

Ainda comemorando os resultados e destacando o suporte prestado pela HSH e pela Policom RS, Nadaleto informa que “só este ano, já implantamos três novos projetos de CFTV IP com a Avigilon, e os resultados são impressionantes com relação à  qualidade das câmeras e do software. A tendência é que façamos o Upgrade de todas as unidades para esta tecnologia IP”.

Hortolàândia e Diadema: usuários satisfeitos

telas avigilon control center baixa

A implementação começou por Hortolàândia, que migrou de solução analógica para Avigilon e, como informa Odacir Czermaneski, supervisor da CEVA, a indicação para o uso de sistemas de vigilàância eletrônica da Avigilon “partiu da CEVA Itália por conta dos bons resultados obtidos em suas operações, e também da apresentação das soluções de alta definição feita no Brasil pela Policom RS, Policom SP e HSH”.  Devido à  qualidade e à  maior possibilidade de trabalho com a imagem gerada pelos produtos de alta definição, a elaboração dos projetos de segurança eletrônica feitos pela CEVA Brasil passaram a utilizar câmeras IP e NVRs.

Utilizado para monitoramento de áreas internas e externas de diversas operações logísticas administradas pela CEVA Logistics, os sistemas apresentam resultados positivos. Os analistas sêniores de Prevenção de Perdas, Rafael Denófrio, de Hortolàândia, e Alexandre Pereira, de Diadema, confirmam, comemorando o fato de que as soluções em alta definição otimizaram os processos de rastreamento diário das imagens necessárias, bem como facilitaram o trabalho dos operadores de monitoramento provendo-os de maior detalhamento das imagens compatíveis aos sistemas adquiridos.

Como houve migração de solução analógica para a tecnologia Avigilon, alguns desafios precisaram ser trabalhados.  Entre os principais, está o de projetar o sistema de forma a possibilitar o máximo dos recursos gerados pela tecnologia de alta definição, diminuindo custos para a CEVA e com perceptível aumento de qualidade dos trabalhos realizados.

As soluções utilizadas pela CEVA Logistics

Em função das especificidades do projeto, a instalação de CFTV IP da CEVA Logistics utiliza diversos modelos de câmeras, como dome IP indoor de 1.0 megapíxel e IP de alta definição de 2.0 megapixel day/nighit, além de software Avigilon Control Center e NVRs (gravadores digitais) de alta definição e encoders de 4 canais. A isso se soma o cabeamento UTP Categoria 6 e multimodo otimizado para a infraestrutura de rede e CFTV.

DOME IP H264

A câmera dome IP indoor de alta definição H.264 1.0 megapixel day/night Avigilon é uma câmera  de scan CMOS progressivo, projetada para diversas aplicações de vigilàância. Conta com lente varifocal integrada e totalmente motorizada para fácil instalação e alta qualidade de imagem. Transmite imagens 100BASE-TX usando tecnologia H.264, o que resulta no consumo de menor largura de banda e em menor espaço possível para armazenamento com vídeos em alta taxa de quadros, enquanto entrega qualidade de imagem superior.

A câmera IP de alta definição H.264 2.0 megapixel day/night Avigilon é uma câmera  de scan CMOS progressivo projetada para diversas aplicações de vigilàância. Lente varifocal integrada e totalmente motorizada para fácil instalação e alta qualidade de imagem. Transmite imagens 100BASE-TX usando tecnologia H.264, consumindo a menor largura de banda e o menor armazenamento possível com vídeos em alta taxa de quadros, enquanto entrega qualidade de imagem superior.

As câmeras se integram perfeitamente com o Avigilon Control Center NVMS e NVRs de alta definição, utilizando, para isso, equipamento de rede convencional e criando uma solução de vigilàância baseada em rede com performance superior, fácil de usar e  de instalar. O atendimento aos padrões ONVIF garantem suporte para qualquer outro sistema de gerenciamento de vídeo do mercado. Os dois modelos de câmeras são PoE.

O Avigilon Control Center (ACC) permite a gravação de toda a área de abrangência da câmera fixa. Desse modo, quando o operador aplica zoom digital, seja no vídeo ao vivo ou gravado, o restante da cena permanece sendo captado pela câmera, resultando em imagens sem perdas. Marcelo Melim, ­gerente de contas CFTV da Policom SP, destaca a facilidade de operação do software, que permite visualizar até 36 cenas por monitor e é totalmente em português: “Trata-se de uma plataforma aberta compatível com câmeras analógicas e IP dos principais fabricantes do mercado”, informa.

Além disso, o ACC conta com gerenciamento de stream de alta definição (HDSM), que HDSM “comprime e preserva a qualidade da imagem com eficiência, enquanto gerencia a transmissão de imagens HD através do sistema Avigilon - enviando somente os trechos solicitados de imagens à s workstations do operador”, explica André Porsche, gerente de contas CFTV da Policom RS, frisando que essa tecnologia “entrega qualidade de imagem excepcional enquanto oferece economia substancial de largura de banda, permitindo aos operadores a utilização de workstations de configuração acessível, com consequente redução de custos”.

Encoder_H264_baixaOs encoders Avigilon utilizados são os de 4 canais, que, segundo Porsche, ocupam uma única porta de rede, ou seja, “a cada 4 câmeras analógicas, somente uma porta de switch é consumida, com o diferencial de que o encoder é alimentado por PoE - Power over Ethernet - levando energia elétrica à  câmera pelo cabo UTP. O encoder suporta padrões NTSC e PAL e formatos Composto, Componente e S-Vídeo, com altas taxas de imagens e gravação de até 30 IPS a resolução de 4CIF para cada porta, num total de 120 imagens por segundo em todas as quatro portas”. Desse modo, todas as câmeras analógicas conectadas ao encoder Avigilon são visualizadas no Avigilon Control Center.

Sobre a CEVA

A CEVA Logistics, uma das líderes mundiais na gestão da cadeia de suprimentos, não baseada em ativos, desenha implementa soluções para grandes e médias empresas nacionais e multinacionais. Aproximadamente 51 mil funcionários estão dedicados a entregar soluções eficazes e consistentes para diversos setores e a CEVA aplica sua expertise operacional para oferecer serviços de primeira linha em toda sua rede integrada, com presença em mais de 170 países. Em dezembro de 2011, o Grupo anunciou o faturamento de €6.9 bilhões. Para mais informações, visite www.cevalogistics.com. A área de Prevenção de Perdas da CEVA Logistics foi criada em novembro de 2006 e atuava com 17 funcionários contratados e subcontratados. Hoje são mais de 248 funcionários para atendimento das operações do Brasil e da América Latina.

Sobre a HSH

A HSH (http://www.hsh-security.com.br), fundada em 2006, é uma empresa especializada em projetos, vendas, locações, instalações e manutenções de equipamentos de segurança eletrônica e patrimonial, focando sua atuação em sistemas de controle de acesso (veículos e pedestres), sistemas de controle de operações em geral, sistemas de CFTV (IP e analógico), sistemas de alarmes em geral, telas de segurança e atuando também na área de PPCI. Sediada em Canoas (RS), tem filial em Vinhedo (SP).