Câmeras panorÃâmicas: quatro lentes em um único equipamento

30/11/2012 às 09:54

Desenvolver soluções em CFTV IP com maior resolução e mais economia é o princípio básico das soluções da canadense Avigilon distribuídas no Brasil pelo Grupo Policom. Para atender esse princípio, a Avigilon desenvolveu linha de produtos completa e variada, que inclui, entre outros itens, câmeras Dome IP panoràâmicas de alta definição com 8 megapixel.

Esses equipamentos são plug-and-play , ou seja, permitem autodetecção e autoconfiguração das câmeras para facilitar a instalação, e encontram aplicação em áreas com muitos corredores e salas.

De fácil instalação, as câmeras têm lentes pré-focadas e instaladas em fábrica, que dispensam ajustes de lentes durante a instalação. O dome é compacto e robusto, o que torna as câmeras à  prova de vandalismo, água e poeira, contando, também, com acessórios de montagem para instalação de teto, caixa elétrica e ambientes externos. O modelo de 360º é indicado para instalação em teto ou forro, posicionado ao centro de salas. Permite o monitoramento simultàâneo de quatro cenas como, por exemplo, corredores, acessos e vagas de estacionamento. O modelo de 180º é indicado para instalação em parede, permitindo, por exemplo, que uma ampla sala de espera seja monitorada de modo eficiente e econômico, em alta definição. Outros exemplos de aplicação destas câmeras são monitoramento de fileiras de caixas em lojas de varejo, monitoramento de prateleiras em estoques, entre outros ambientes semelhantes. Tanto a câmera de 180º quanto a de 360º possuem quatro lentes de 2 megapixel, totalizando 8 megapixel de resolução máxima. Além de capturar imagens com detalhes mínimos, essas câmeras panoràâmicas permitem PTZ digital ao vivo e gravado, assim como sincronização de gravação e detecção de movimentos da câmera com o sistema de alarmes do ambiente. E mais: favorecem a gravação de áudio de alta qualidade a partir de qualquer entrada ou microfone.