Notícias

A ver os posts de Maio, 2016

Fluke Networks apresenta tecnologia pioneira para teste de fibra bidirecional

Fluke Networks apresenta tecnologia pioneira para teste de fibra bidirecional - foto - maio2016O Smartloop® permite testar dois links de fibras, separados, em um único teste e oferece resultados médios bidirecionais instantàâneos. Isto não só elimina a necessidade levar o equipamento até a outra extremidade da conexão para a realização dos testes, como também reduz o seu tempo em mais de 50% só para os testes.

A Fluke Networks, líder mundial no fornecimento de soluções de teste de rede e monitoramento, anuncia a disponibilidade do recurso Smartloop® para o seu testador de fibras corporativas OptiFiber® Pro OTDR, tornando-se o primeiro OTDR (refletômetro óptico no domínio de tempo) que vem de fábrica com a capacidade de testar dois links de fibras, separados, em um único teste. A nova funcionalidade oferece resultados médios bidirecionais instantàâneos, conforme o padrão exigido pela Associação das Indústrias de Telecomunicações (TIA-568.3-D), e reduz o tempo necessário para testar fibras em mais de 50%.

Com o Smartloop, os usuários não precisam mais percorrer até a extremidade do link da fibra para realizar testes bidirecionais, aumentando a rentabilidade de cada projeto. A Fluke Networks vem investindo fortemente para melhorar o OptiFiber Pro OTDR, que faz parte da linha Versiv, sistema de certificação de cabeamento líder da indústria.

A empresa americana Integrity Networks, fornecedora de serviços de comunicação e instalação de infraestrutura para cabos de cobre e fibra de rede em todo território americano e países da costa do Pacífico, pode comprovar a eficiência da nova tecnologia da Fluke Networks. Os técnicos da filial de Anchorage, no Alasca, trabalhavam em um grande projeto para uma empresa de energia que exigia profissionais testassem mais de 1.400 links de fibras bidirecionais. A tarefa foi ainda mais complicada pelo clima de inverno e, tanto a temperatura como as considerações ambientais, tornaram o projeto um desafio perigoso para os técnicos, que precisavam transitar entre os edifícios para a realização dos testes em ambas as extremidades da fibra.

"Quando conheci o Smartloop, pensei que seria a resposta ideal para o nosso desafio. Uma vez que chegamos, nossa equipe dominou rapidamente o funcionamento do OptiFiber Pro", disse Randy Sherman, Gerente da Integrity Networks para a região do Alasca. "Utilizando o Smartloop, a economia que tivemos em nosso primeiro trabalho custeou o testador."

"Os peritos e órgãos normativos sabem que a média bidirecional é a única maneira exata para realizar medições de OTDR", explica Richard Landim especialista de produtos da Fluke Networks Brasil. "Sem esse dado, há um risco de falsas falhas e desperdício de tempo na resolução de problemas que não existem. Entretanto, os usuários relutam em realizar esta medição por conta do tempo e da complexidade. A nova tecnologia Smartloop torna mais fácil e rápida a execução desta importante função. Agora, os clientes não têm que escolher entre fazê-lo direito e fazê-lo rápido", complementa o executivo.

O OptiFiber Pro com recurso Smartloop da Fluke Networks utiliza algoritmos patenteados para testar automaticamente duas fibras ao mesmo tempo. A tecnologia separa as fibras para análise e trás uma visualização individual para aprovação/reprovação, aumentando ainda mais a facilidade e velocidade de teste, especialmente em ambientes onde o ponto mais distante é difícil ou perigoso de se atingir.

Com o OTDR SmartLoop, os instaladores e empreiteiros de cabeamento de fibra óptica podem reduzir o tempo que gastam no local e evitar a perda ou danificação dos equipamentos de teste, mantendo-os fora de ambientes inseguros.

O recurso de teste bidirecional Smartloop é um complemento para o OTDR OptiFiber Pro. Os clientes que já possuem o equipamento podem fazer um upgrade gratuito no site da Fluke Networks.

O Grupo Policom, além de comercializar o produto, periodicamente promove treinamentos sobre a utilização do recurso Smartloop® e do testador de fibras corporativas OptiFiber® Pro OTDR.

Certificação CCTT Fluke Networks: nova turma no Grupo Policom

maioCom validade internacional, certificação teve aulas práticas e teóricas, em testes em cobre e fibra óptica

No período de 9 a 11 de maio de 2016, o Grupo Policom, a Apogee Consultoria e a Fluke Networks promoveram a segunda edição do curso CCTT (Certified Cabling Test Technicial). A primeira realização de 2016 dessa nova versão aconteceu em abril. maio3Essa certificação, entre outros pontos, favorece aos seus participantes o entendimento das normas e das tecnologias que envolvem os sistemas de cabeamento de alta performance; assim como a aplicação dos certificadores de cabos num projeto, no mundo real, para testar, certificar e atingir alta performance nas instalações. Permite, ainda, aos profissionais conhecer a variedade de aplicações instalando sistemas de cabos UTP e fibra óptica; e aprender a realizar diagnósticos, capacitando-os à  análise proporcionada por esses certificadores em obras e projetos.

maio2Com validade internacional e indicado para profissionais de instalação em campo de infraestrutura de redes, responsáveis pela certificação das mídias óptica e cobre, o treinamento é totalmente prático e realizado na plataforma Versiv®da Fluke Networks, cobrindo todo ciclo da certificação para testes em cobre nas categorias 3, 5e, 6A, F e FA e em fibra óptica, incluindo inspeção óptica e testes de certificação Tier 1 e Tier 2. Em sala de aula, estarão disponíveis os equipamentos DSX-5000, CertiFiber Pro, OptiFiber Pro OTDR e FiberInspector Pro.

O curso, realizado no Policom Solution Center - centro de treinamento do Grupo Policom no bairro paulistano do Ipiranga - é dividido em duas partes: CCTT Cobre ou CCTT Fibra, de um dia e meio cada. O investimento para o curso completo de três dias é de R$ 1.100,00, mas há desconto para mais de um inscrito pela mesma empresa e também há a possibilidade de fazer apenas um dos módulos (cobre ou fibra), pelo custo de R$ 750,00. Em todos os casos, está incluído todo o material didático necessário.

O CCTT é ministrado por Marcelo Barboza, da Apogee - RCDD/NTS/ATS, especializado em monitoramento de infraestrutura de data centers, conceitos e critérios de avaliação.

Dia 4 será o Hands On: workshop ensina a melhorar a produtividade das certificações de rede

Hands On workshopO treinamento prático é focado em Linkware Live e Optifiber Pro OTDR e promovido pela Fluke Networks e Grupo Policom

O Policom Solution Center (localizado no bairro paulistano do Ipiranga) sedia, em 4 de maio, das 8h30 à s 11h30, o workshop Hands On Fluke Networks: Administre sua rede com p, da Fluke Networks.

O objetivo é apresentar, de maneira prática, os benefícios gerados pelo OptiFiber Pro (primeiro OTDR criado especialmente para testes de fibra óptica) na administração de redes ópticas, como a redução de custos, o aumento da produtividade e o aprimoramento da confiabilidade da rede.

O Linkware Live é o serviço em nuvem que armazena os dados do OptiFiber Pro, permitindo, assim, o gerenciamento de certificações de qualquer lugar e o envio ao gestor da rede de notificações instantàâneas sobre definições de teste ou IDS de cabos incorretos.

Promoção conjunta do Grupo Policom e da Fluke Networks, o workshop é totalmente gratuito, disponibiliza 24 vagas e é exclusivo para instaladores de rede interessados na linha Versiv da Fluke Networks. A apresentação estará a cargo de Palestrante: Richard Landim, especialista em produtos da Fluke Networks para o mercado brasileiro. Os participantes deverão levar notebook ou tablete para os exercícios práticos.

As inscrições devem ser feitas pelo Linkware Live - https://www.linkwarelive.com/signup. à‰ importante atentar que o cadastro no Linkware Live leva ao menos 24h para ser confirmado. O link para o cadastro também está disponível na seção Eventos do site do Grupo Policom (http://www.grupopolicom.com.br/eventos.php).