Notícias

A ver os posts de Julho, 2014

CIO Executive Day RS: Grupo Policom marca presença

O Grupo Policom® - em parceria com a CommScope e Itscon - participa do CIO Executive Day RS, em 31 de julho de 2014, no Hotel Devile Aeroporto, em Porto Alegre. O tema central “Tecnologias colaborativas na integração dos processos organizacionais” objetiva levar até os CIOs tecnologias que ajudam a conquistar um ambiente melhor distribuído e, assim, com mais chances de sucesso.

Atento ao tema central e à s necessidades do mercado, o Grupo Policom leva ao CIO Executive Day a solução ImVision e Redwood, ambas fabricadas pela CommScope.

O evento promove o fluxo de informações, apresenta as últimas novidades do mercado, permite a troca de experiências e estreita o relacionamento entre executivos de TI das grandes empresas, aliando relacionamento, conteúdo e integração, com um público formado por CIOs das principais organizações do estado gaúcho. Além de Porto Alegre (RS), o CIO Executive Day é realizado em outros seis Estados brasileiros ao longo do ano - MG, PR, SC, RJ, BA e PE.

Esta é a segunda participação da POLICOM RS no CIO Executive Day RS. Como ressalta Eli Lourenzi, diretor comercial Policom RS, a presença no evento confirma “a intenção da empresa em dar continuidade aos investimentos nesse setor, mantendo sua posição de fornecedora de soluções para os principais projetos de data center no Estado do Rio Grande do Sul”.

Destaques

Além da presença com estande, a Policom RS também responderá por palestra ministrada pelo engenheiro Rafael Meneses, gerente de produtos CommScope no Grupo Policom, sobre o tema “Inovações e uso de tecnologias para gerenciamento de Data Center”.

A linha ImVision® (Infrastructure Management Vision), da CommScope, constitui-se a quarta geração de hardware da solução iPatch de gerenciamento de infraestrutura de cabeamento. Acessibilidade, mobilidade e sustentabilidade são conceitos inerentes à  solução, que se combina perfeitamente à  solução iPatch, com seus painéis metálicos e ópticos (patch panels e bastidores ópticos).

Capaz de reduzir os custos de iluminação em até 75%, a novidade da CommScope para redes de iluminação é focada em data center. Redwood é uma solução com làâmpadas LED, que consegue revelar novas eficiências em toda a operação. Sensores integrados detectam movimento, temperatura e níveis de luz, e informam esses dados abrangentes através de um software de fácil utilização da solução, transformando os dados de uso de energia em conhecimentos práticos que integram, através da sua API, com outros sistemas de construção para reduzir ainda mais os custos.

Neste evento, também será demonstrada a Integração ImVision CommScope com software Avigilon Control Center 5.0 constitui-se inovação tecnológica desenvolvida a seis mãos pelas áreas técnicas do Grupo Policom® em São Paulo (SP), da CommScope em Dallas (EUA), e da engenharia da Avigilon em Vancouver, Canadá, a integração da solução ImVision, da CommScope, com o Avigilon Control Center 5.0 (ACC), passou a ser disponibilizada mundialmente pelos fabricantes após lançamento realizado em março de 2014. Entre os benefícios, permite, ao gestor, o monitoramento de qualquer evento registrado pelo sistema de gerenciamento inteligente de rede ImVision CommScope no software Avigilon Control Center 5.0.

Sobre a Itscon

A Itscon oferece soluções através das principais tecnologias em conectividade e comunicação empresarial, visando a atender as mais recentes necessidades do mercado, na era dos projetos integrados e comunicações unificadas.

Focada em clientes corporativos, oferece completo portfólio de soluções para comunicação empresarial, integrando tecnologia e inovação para empresas de médio e grande porte. Somos capazes de integrar projetos de comunicação unificada, redes de dados, vídeo vigilàância, controle de acesso e outros elementos que podem compor os projetos nos ambientes corporativos e tecnológicos.

Além de parceria com grandes fabricantes mundiais do segmento, para oferecer o que há de melhor no mercado no quesito equipamentos e principalmente know-how de serviços, a empresa conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados e excelente estrutura de trabalho.

Grupo Policom promove certificação CCTT da Fluke Networks

O Policom Solution Center (PSC), nos dias 18, 19 e 20 de agosto, sedia certificação CCTT (Certified Cabling Test Technicial), da Fluke Networks, que agora é realizada na plataforma Versiv®, que aborda todo ciclo da certificação e trabalha com cabos de cobre e de fibra óptica, tornando o processo mais rápido, preciso e rentável.

A linha Versiv® oferece módulos intercambiáveis para cobre, fibra e teste de OTDR, assim como inovações de software que aceleram o tempo do teste e sua precisão, além de simplificar a configuração, o planejamento e a emissão de relatórios de teste. Além disso, o sistema possibilita análise atualizada de projeto, acelerando a emissão de relatórios. Se forem encontrados problemas durante o processo de testes, os técnicos podem gerar uma lista de tarefas de resolução de problemas para “Consertar depois” para uma posterior avaliação por instaladores mais experientes.

O curso capacita os participantes à  utilização dos certificadores da Fluke Networks para testar, analisar e atingir alta performance nas instalações de cabeamento, ensinando-lhe como se beneficiar dos diagnósticos e análises feito pelos equipamentos. Além disso, favorece o entendimento pleno das normas e tecnologias que envolvem sistemas de cabeamento de alta performance e a aplicação do conhecimento adquirido em instalações de sistemas de cabos UTP, fibra óticas e cabos coaxiais.

Para isso, o programa engloba normas e tecnologias para sistemas de cabeamento de alta performance; aplicação dos certificadores de cabos num projeto, no mundo real, para testar, certificar e atingir alta performance nas instalações; diagnósticos e capacidade de análise dos certificadores em obras e projetos.

Teórico e prático, a certificação CCTT tem custo total de R$ 1.100,00 por pessoa e inclui todo o material didático necessário. As empresas que adquirirem qualquer certificador da linha Versiv ganham desconto de 50% em até duas vagas. A empresa que adquirir um certificador DTX ELT ganha o mesmo desconto em uma vaga.

Ministrado por Marcelo Barboza, da Apogee, RCDD/NTS/ATS, especializado em monitoramento de infraestrutura de data centers, conceitos e critérios de avaliação.

Informações e inscrições disponíveis na seção EVENTOS do site www.grupopolicom.com.br.

O Policom Solution Center está localizado no bairro paulistano do Ipiranga, na Rua Costa Aguiar, 1714.

Paris Cabos fortalece presença no interior

Thiago Sampaio - gerente interior - Paris Cab jul14Fortalecer os vínculos com os clientes do interior do Estado. Com esse objetivo, a Paris Cabos - empresa do Grupo Policom sediada na capital paulista - colocou Thiago Bento Sampaio como gerente de contas para o Interior do Estado de São Paulo.

Instalado fisicamente em Jaú, Sampaio atuará junto aos canais sediados em um raio de 200 km, o que engloba, entre outras, as cidades de Bauru, Rio Claro, Araraquara, São Carlos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília e Piracicaba.

Entre os desafios, está o aumento do faturamento em 20% sobre o resultado obtido na região em 2013.

Até assumir a nova função, em junho de 2014, Sampaio era assistente de Suporte Técnico, função em que foi substituído por Josimar Ramos Vieira. O Suporte Técnico da Paris Cabos objetiva conferir maior agilidade na formatação mais adequada do projeto que será apresentado ao cliente, tanto em cabeamento estruturado quanto em CFTV, com foco também no pós-vendas. Para isso, o profissional responde pelo suporte e treinamento técnico aos clientes internos e externos, sempre aliando melhor custo benefício e qualidade. Entre suas atribuições também está o dimensionamento e a elaboração de projetos de controle, supervisão e gravação de dados oriundos dos sistemas de monitoramento Sampaio é formando em Engenharia Mecatrônica pela Universidade FMU e com certificação técnica em toda a linha de produtos Pelco. Já Josimar Ramos Vieira, que assumiu o Suporte Técnico, é graduado em Engenharia da Computação pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI), em São Paulo (SP) e soma experiência de 5 anos em funções de suporte técnico em CFTV s Data Center, suporte em campo e help desk com SLA, instalação e atualização de servidores de dados e imagem, instalação de softwares e suporte acesso remoto, além de ter conhecimento em rotina de Cabeamento Estruturado, entre outros.

Policom PR em nova sede

A Policom Paraná - uma empresa do Grupo Policom, líder no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado e CFTV - está em novo endereço desde 7 de julho de 2014. Presente no Estado desde 1998, as novas instalações da Policom Paraná estão preparadas para atender seus clientes e parceiros com qualidade, agilidade e segurança. O endereço é Rua Carlos de Laet, 1627, Curitiba. O telefone continua o mesmo: (41) 3371-1430.

Grupo Policom e tecnologias da CommScope marcam presença no data center da Ascenty em Campinas

Ascenty (2)

A Ascenty - que oferece a seus clientes uma combinação de redes de fibras ópticas e serviços de Data Centers próprios e tem no fundo de private equity norte-americano Great Hill Partners (GHP) seu controlador - inaugurou, em outubro de 2012, seu primeiro Data Center próprio, construído na cidade paulista de Campinas, com 5.000 m² de área total e 2.500 m² de área útil com piso elevado, dividido em três módulos e que exigiu investimentos da ordem de R$ 100 milhões.

A estratégia da Ascenty está direcionada à  operação de Data Centers com redes de fibra óptica próprias, promovendo serviços de Colocation, Hosting Gerenciado, Cloud Computing e conectividade de alta capacidade. Interligados por essas redes, os Data Centers garantirão a qualidade dos serviços fim a fim. O foco está em mercados atraentes como Região Metropolitana de Campinas, Região do ABC Paulista, Vale do Paraíba, Baixada Santista, entre outros.

Viabilizar as metas exige investimento em tecnologias de ponta, desde a infraestrutura, que tem papel importante e mereceu atenção especial.

Certificada Tier III pelo Uptime Institute, a unidade é considerado um Data Center Verde e conta com iluminação em Led. Com 6 MVA de energia contratada, possui um sistema tribos de alimentação elétrica, mantendo, para isso, nove grupos geradores de 1,3 MVA cada.

A busca por qualidade e confiabilidade se estendeu à  rede de transmissão de voz, dados e imagem, que utilizou SYSTIMAX Solutions® (fabricada pela CommScope® Enterprise Solutions, líder mundial em sistema de cabeamento estruturado através das linhas SYSTIMAX e UNIPRISE), adquirido junto ao Grupo Policom®, referência no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente.

Entre os planos futuros da empresa, está expandir a atuação a outras regiões, sempre em um raio de 100 km da capital do Estado de São Paulo, tendo como lógica “a descentralização do eixo Rio-São Paulo para atender os mercados que têm necessidade desse tipo de serviço. Hoje, mais de 80% dos Data Centers estão na região de Alphaville”, frisa Roberto Rio Branco, diretor Institucional e Regulatório da Ascenty. Os próximos passos estão planejados e em andamento para contar com cinco Data Centers em três anos, comenta Rio Branco.

Rede UTP e óptica

Os quantitativos de materiais utilizados comprovam o porte do empreendimento: foram 37 km de cabo UTP GigaSPEED XL Cat. 6 SYSTIMAX, modelo 1071 que atendem aproximadamente 1.300 jacks RJ-45 MGS 400 Cat.6 SYSTIMAX; 4,6 km de cabo UTP GigaSPEED X10D Cat.6A SYSTIMAX, modelo 1091B, que atendem aproximadamente 106 jacks RJ-45 MGS 600 Cat.6A SYSTIMAX; e aproximadamente 360 patch cords UTP SYSTIMAX variando entre cat.6 e 6A, cores cinza e branco, com distàâncias entre 1,22 m e 13,0 m.

A esses volumes se soma o cabeamento óptico, formado por 22 bastidores de fibra modular SYSTIMAX modelo 360G2 de 1U, sendo que cada bastidor é equipado com 4 módulos InstaPATCH com tecnologia MPO, concentrando 12 fibras por módulo, trazendo flexibilidade, altíssima densidade e agilidade de administração aos gestores do data center. Com esta configuração, o Grupo Ascenty armazena 1.056 conexões ópticas consumindo apenas 22 U em racks. A solução InstaPATCH, explica Ricardo Daizem, diretor da CommScope no Brasil, ainda traz a vantagem de módulos conectorizados e testados em fábrica, dispensando intervenções em campo para conectorização e fusão, garantindo a performance e gerando agilidade na ativação e na manutenção da rede óptica.

Como infraestrutura óptica, o Data Center do Grupo Ascenty usa tecnologia multimodo LazrSPEED 300 da CommScope, suportando 10 Gb/s até 300 metros, sendo que a conectividade entre módulos ópticos e equipamentos é executada por cordões ópticos LazrSPEED LC/LC e InstaPATCH MPO/MPO.

Outros componentes - As tomadas MGS 600 Cat.6A SYSTIMAX fazem parte da solução SSYSTIMAX 360 e agregaram importantes melhorias técnicas, como o aperfeiçoamento do controle do alien crosstalk (ANEXT), ruído externo causado pelo acoplamento entre canais adjacentes dos demais cabos Cat. 6A ao redor do cabo principal. Este melhor controle - extensivo aos cabos, patch panel, jack e tomadas - permite aos gestores de Data Center o aumento da densidade de pontos Cat.6A nos racks.

No caso específico do Data Center do Grupo Ascenty em Campinas, essa tecnologia também tornou possível “ocupar até 48 pontos Cat. 6A em uma unidade de altura, ao contrário da geração anterior, que tinha o limite de 24 pontos Cat.6A por patch painel de 1U”, informa Daizem.

Dois tipos de painéis também se somam à s soluções SYSTIMAX aplicadas: UMP e M4800. O painel modular modelo UMP SYSTIMAX de 36 portas em 1U, painel descarregado que permite o encaixe das tomadas RJ-45 Cat. 6A e Cat. 6 conectorizadas, oferecendo flexibilidade na expansão da rede, pois permite que a qualquer momento um novo ponto seja encaixado no painel, até atingir a ocupação das 36 portas por painel. Já o painel modular modelo M4800 SYSTIMAX possui 48 portas em 1U e sistema de encaixe via tomadas RJ-45 conectorizadas. Como diferencial destaca-se a alta concentração de pontos em uma unidade de altura. No caso da Ascenty, essa característica permite que com 12 patch panels, que ocupam apenas 12 U, sejam atendidos 576 pontos UTP.

O Data Center do Grupo Ascenty conta, ainda, com racks TOP Solution G3 equipados com guias de cabos horizontais GP Racks, ambas, linhas de produto exclusivas do Grupo Policom. São 22 guias de 1U. A empresa ainda investiu em um certificador DTX 1800 da Fluke Networks e etiquetadora IDXpert Brady. Desse modo, frisa Anderson Carvalho, gerente de Marketing do Grupo Policom, “o time técnico está plenamente equipado para execução de tarefas relacionadas à  manutenção e à  expansão da rede do Data Center”.

Confeccionadas em aço, as guias de cabos horizontais GP Racks permitem gerenciamento da profundidade de 60, 80 ou 120 mm através de ajustes nas orelhas de fixação 19 polegadas. Além disso, possuem fingers em ABS na cor preta, com acabamento arredondado para evitar estrangulamento dos cabos no leito do guia; e tampa de fechamento texturizada.

O Top Solution® G3, mais uma inovação exclusiva do Grupo Policom®, é a terceira geração do Top Solution, o rack mais copiado do Brasil com mais de 5.000 unidades vendidas. Consiste em sistema modular que oferece total flexibilidade na configuração de layouts de instalação e ao mesmo tempo acomoda grandes volumes de cabos com facilidade de manuseio e conforto durante a instalação. Sua estrutura aparafusada permite total desmontagem em campo.

A Ascenty também investiu em solução Top of Rack. Segundo Felipe Caballero, diretor de Infraestrutura de Data Center da Ascenty - também responsável pela gerência de Facilities da empresa - essa alternativa “gera maiores savings para nossa infraestrutura de cabeamento. Utilizamos um Top of Rack para centralizar o cabeamento que irá atender a um conjunto de 6 racks de servidores, logo, com a passagem de fiber trunks e cabeamento UTP previamente planejados, conseguimos atender aos racks de servidores com mais agilidade e flexibilidade, reduzindo os gastos com cabeamentos para conectar longas distàâncias dentro do prédio”.

InstaPATCH 360

SYSTIMAX InstaPATCH 360 System é uma geração de soluções pré-terminados de fibra desenvolvida pela CommScope Labs e direcionada a Data Centers que exigem alta densidade, rapidez de implantação e alta performance. O Sistema InstaPATCH 360 incorpora SYSTIMAX LazrSPEED multimodo, OptiSPEED®, tecnologias de fibra multimodo e TeraSPEED®.

O hardware pré-terminado da solução SYSTIMAX LazrSPEED é construído com fibra 550 LazrSPEED multimodo, que prevê suporta aplicações de Ethernet de 10 Gbps, bem como as emergentes OM4, 40Gbps/100Gbps Ethernet e Fibre padrões Canal 16 Gbps. Registra, ainda, baixa perda de desempenho e elevada largura de banda. Cabos-tronco estão disponíveis em LazrSPEED 150, 300 e 550 (OM4) graus de desempenho para atender à  ampla gama de necessidades dos operadores do sistema.

Sobre a Ascenty

A Ascenty é formada pelas unidades de Data Centers e Telecomunicações, que prestam serviços de colocation, hosting gerenciado, cloud computing, serviços gerenciados e telecomunicações. Em outubro de 2012, a Ascenty inaugurou o seu primeiro data center no Brasil, já construído para atender aos requisitos de Tier III, na cidade de Campinas, São Paulo.  Hoje, a empresa possui três data centers, todos localizados no Estado de São Paulo. .A Ascenty também disponibiliza 2.000 km de redes de fibras ópticas próprias no Estado de São Paulo, que interligam os seus data centers com os principais data centers do país e todas as operadoras de telecom. Mais informações podem ser encontradas em www.ascenty.com.