Notícias

A ver os posts de Setembro, 2013

Grupo Policom distribui soluções da Fluidmesh

Rádio FluidMesh modelo FM3100-HWO Grupo Policom® - referência no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado e CFTV IP - tornou-se distribuidora da Fluidmesh Networks®, líder mundial em sistemas de Ethernet IP sem fio.

Entre as soluções ofertadas, destaca-se a Série Fluidmesh® MITO, uma linha de rádios Ethernet sem fio com três bandas, com base em MIMO, projetada e fabricada especificamente para aplicações multisserviços de tráfego de transportes.

Com a linha de produtos MITO, a Fluidmesh desenvolveu uma revolucionária solução de tráfego de transporte sem fio que é capaz de oferecer desempenhos extremos com um pequeno fator de formas.  MITO é uma solução única 2X2 MIMO com antenas de direção integradas que permitem o bloqueio do molde e a criação d uma linha de produtos que é um comutador de jogos na arena de tráfego de transporte sem fio.  Dispensa a instalação de antenas externas, cabos axiais, supressor de iluminação e ligação terra. 

A família de produtos MITO é composta por Fluidmesh 1100 e Fluidmesh 3100, indicados para ambientes externos e compactos, com tamanho levemente maiores que dois suportes de cartão.

O Fluidmesh 1100 MITO suporta uma antena compacta 2X2 MIMO e pode ser usada para criar redes ponto a ponto, ponto a multiponto e de malha fornecendo grandes desempenhos sem igual e um fator de forma compacto.  O Fluidmesh 3100 MITO suporta uma antena de setor 2X2 MIMO e é destinada a aberturas de pontos médios e grandes a multipontos com até 150 clientes.

FM3100-MITOOperação do rádio Tri-banda a 4.9 GHz e 5.1-5.8 GHz

A Série Fluidmesh MITO apresenta uma rádio com três bandas e pode operar a 4.9 GHz e 5.1-5.8 GHz e modular até 300 Mbps.  A frequência preferida pode ser facilmente selecionada através de uma interface baseada na rede.

A Série Fluidmesh MITO emprega protocolos de transmissão inteligente de alto desempenho da Prodigy, que foi desenvolvida para transmitir qualquer tráfego compatível com IP, que inclui dados, vídeo e voz.  Com base nesse protocolo de transmissão, há um algoritmo de optimização de tráfego que permite a cada dispositivo Fluidmesh atribuir um nível especifico de prioridade e confiabilidade para cada pacote transmitido.  Este processo permite que a rede sem fio ajuste automaticamente seus paràâmetros de transmissão com base no tipo de trafego transmitido.  O resultado global é uma infraestrutura sem fio confiável e multisserviços.

Além disso, a série Fluidmesh MITO é fornecida com injetor PoE, constitui-se unidade compacta destinada a implantações de baixo impacto visual e conta com antena de painel integrada, que facilita a instalação e suporta variação de até 30 milhas da linha de visão.

Baseada na tecnologia FluidThrottle®, que permite limitar o custo total de propriedade de rede sem fio pagando apenas a quantidade de largura de banda requerida, a Série Fluidmesh MITO suporta a tecnologia FluiMax®, podendo ser usada na criação de arquiteturas Ponto a Ponto, Ponto a Multiponto e Mesh.  Graças à  FluiMax®, e que permite a operação tanto com um protocolo de controlo de acesso médio centralizado quanto com um protocolo de controlo de acesso de acesso médio distribuído, dependendo da disposição de rede.  Em termos práticos, isso significa que as unidades podem operar com CSMA ou TDMA, sendo que a decisão é tomada automaticamente pela rede baseada na sua disposição e não exige intervenção do utilizador.

FM1100_MITOA Série Fluidmesh MITO inclui a plataforma EasyMesh® - que permite ao operador definir a mesma área do endereço de IP privado por meio de toda a rede - e também inclui a interface da web FM Quadro®, que torna possível configurar, monitorar, e resolver problemas da rede sem fio em tempo real sem precisar de software adicional ou um servidor.  A unidade vem com um analisador de espectro embutido, uma ferramenta de monitoramento da largura de banda em tempo real e um ajudante para facilitar a configuração do sistema.

A isso se somam suporte de Criptografia AES-128 (FIPS -197 Complacente) e suporte de Protocolo de Gerenciamento de Rede Simples (SNMP).

Um vídeo de demonstração da solução MITO está disponível no canal do Grupo Policom no YouTube® - www.youtube.com/grupopolicom.

Data Center Day na cidade do Rio de Janeiro

O Grupo Policom realiza Data Center Day, na capital do Estado fluminense, no dia 19 de setembro de 2013, em parceria com as empresas CommScope® Enterprise Solutions, líder mundial em sistema de cabeamento estruturado através das linhas SYSTIMAX® e UNIPRISE, e Fluke Networks.

Direcionado a gestores e supervisores de TI e Data Centers, o Data Center Day terá início à s 9h com café da manhã e terá as palestras a cargo do engenheiro Marcelo Barbosa RCDD/NTS/ATS, instrutor oficial CommScope; e de Richard Landim, Product Sales Speclialist daFluke Networks, sobre a Linha Versiv.

O programa focado nas soluções CommScope compreende temas relacionados aos cuidados no projeto um Data Center, para atendimento das recomendações da norma EIA/TIA 942, novas tendências de projetos para Data Center, topologias e classificação de Data Centers (Tiers), além de considerações gerais sobre projetos.

Já a parte dedicada ao testador para certificação de cabos, enfocará a linha Versiv®, desenvolvida para auxiliar os instaladores de redes de comunicação de dados a atingir a aceitação do sistema para trabalhos com cobre e fibra de maneira mais rápida, precisa e rentável. Versiv é uma plataforma poderosa que oferece módulos intercambiáveis para cobre, fibra e teste de OTDR, assim como inovações de software que aceleram o tempo do teste e sua precisão, além de simplificar a configuração, o planejamento e a emissão de relatórios de teste.

O evento será realizado no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF, na região central da cidade do Rio de Janeiro.

Informações pelo telefone 11 2065-0806 com Diogo Florêncio de Oliveira ou pelo e-mail diogo@policom.com.br. Inscrições no link:  http://grupopolicom.com.br/_mkt/formulario_E008AC0919P/.

Sicoob Credija: Solução da TE Connectivity integra rede a sistema de CFTV

Credija (6)A necessidade de investir em um Data Center organizado, passível de ser expandido facilmente, e em um circuito de CFTV confiável, com qualidade, que pudesse reter as imagens por um longo período de tempo e redundàância energética, levou a Sicoob/SC Credija, de Jacinto Machado (SC), a optar pela tecnologia AMP Netconnect, da TE Connectivity, como infraestrutura de rede em sua sede, inaugurada em junho de 2011. 

Instalada pela Master Redes Tecnologia, integradora ND&I AMP Netconnect, com materiais fornecidos pelo Grupo Policom, a rede está distribuída em edifício com quatro pavimentos e 1.500 metros quadrados. No total são     400 pontos de cabeamento estruturado divididos entre Categoria 6 e 6A, que - além de suportar o circuito de CFTV que cobre praticamente 100% do edifício - transportam dados desde as estações de trabalho até os roteadores e servidores, responsáveis pelo atendimento a mais de 120 estações e 10 caixas eletrônicos. 

Credija (10)Com a utilização dos cabos categoria 6A eliminamos a necessidade de usar fibra na interligação dos servidores, reduzindo assim o custo de implementação. Desse modo, os cabos categoria 6A atendem a toda carga que os servidores exigem sendo que o sistema de racks instalado é responsável por acomodar servidores, roteadores, storages e outros equipamentos, facilitando a manutenção e a gestão da rede”, comemora Alberto Semprebom Rocha, coordenador de TI da cooperativa de crédito. 

Falando especificamente sobre a tecnologia de cabeamento estruturado, Jarbas T. Sanchez, gerente de contas da TE Connectivity Brasil, frisa que a Credija “se une a empresas e indústrias que buscam soluções tecnológicas e ampla gama de produtos que conectam e protegem o fluxo de informação e dados ao redor do mundo”, e salienta que a TE Connectivity também possui linha completa para Data Centers (Cat 6A); Solução Gerenciável (AMPTRAC); soluções ópticas e uma linha de produtos para atender as necessidades dos mercados industriais e residenciais.

Credija (4)Diagnóstico e padronização

O crescimento registrado na atividade da Sicoob/SC Credija mostrou a necessidade de mudança da sede anterior - instalada em um edifício antigo, que dificultava as mudanças indispensáveis ao dia a dia da cooperativa e seus associados - para um novo centro, especialmente construído.

O coordenador de TI da Credija explica que era preciso investir em novos servidores para suportar a carga exigida pelas atividades da cooperativa, mas não havia local para acomodar estes equipamentos. A decisão recaiu na criação de “um centro que pudesse atender a necessidade atual de tráfego, armazenamento e processamento de dados da cooperativa. Em paralelo, precisávamos também investir em um circuito de CFTV que fosse confiável, com qualidade, e em um Data Center organizado e que pudesse ser expandido facilmente, em virtude do grande crescimento dos últimos anos”, ressalta.

Credija (8)Essa realidade levou a área de TI a realizar um levantamento buscando as soluções disponíveis no mercado e também os seus respectivos custos. “Como se tratava de um projeto novo, queríamos um ambiente para nos fornecer alta disponibilidade, grande desempenho e que pudesse também agregar valor ao negócio”, informa Rocha ao falar sobre a escolha da solução oferecida pela Master Redes Tecnologia, garantindo que até o momento a opção selecionada “trouxe um ótimo custo benefício e atendeu perfeitamente aos requisitos exigidos”.

A medição dos resultados está baseada em outro ponto ressaltado por Rocha: “o desempenho dos switches, servidores, cabeamento e outros equipamentos possibilitou trazermos novamente para dentro da cooperativa as aplicações que foram sendo terceirizadas para atender à s necessidades exigidas devido à s condições da sede anterior, que apresentava muitos problemas com cabeamento, energia e também servidores antigos. Além do mais, agora há, inclusive, uma boa folga para crescer ainda mais”.

Todo esse contexto está levando a Sicoob/SC Credija a investir na padronização do ambiente. Para isso, sempre que alguma agência passa por reforma ou mudança de endereço, a mesma solução é implementada.

Sicoob/SC Credija - cooperativa de crédito fundada em 09 de janeiro de 1992 na cidade de Jacinto Machado. Trabalha no mercado financeiro fornecendo empréstimos, cartões de crédito, aplicações e outros serviços bancários a seus associados. Também oferece a seus associados comodidades como internet banking, caixas eletrônicos e aplicativos empresariais. Atualmente conta com 13 agências, sendo 11 delas com autoatendimento, e soma mais de 120 colaboradores.

Master Redes Tecnologia - atua no mercado de Tecnologia da Informação desde sua fundação, em 2003. Focada em soluções de cabeamento estruturado, fibras ópticas, switching, CFTV e servidores, atende a toda região Sul do Brasil, além de São Paulo, Rio de Janeiro e algumas cidades do Nordeste. Atende clientes nos setores de agronegócio, energia, portuário, frigorífico e construção civil, com equipe técnica especializada e completa linha de ferramentas para executar desde infraestrutura de calhas até fusões e certificações de fibras ópticas.