Notícias

A ver os posts de Agosto, 2012

Data Center do TCE-RS é equipado com tecnologia SYSTIMAX

O atendimento aos requisitos do termo de referência especificados na licitação  para a implantação do data center (assim como à  exigência legal de menor preço) inclui o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (www.tce.rs.gov.br) entre os clientes da SYSTIMAX® e do Grupo Policom® .

A necessidade de investimento no data center do TCE-RS se deveu à  intensificação do uso da informática na atividade fim do Tribunal (controle externo).

Para garantia de funcionamento dos recursos computacionais (rede e servidores) foi necessário investir em uma estrutura confiável, informa Frederico Henrique Goldschmidt Neto, supervisor de Informática do TCE/RS, lembrando que a rede do TCE-RS é utilizada para as atividades inerentes ao exercício do controle externo, bem como para as atividades administrativas internas. Além disso, o data center foi projetado de forma a possibilitar crescimento da rede atual sem necessidade de novos investimentos ou ampliações,

Em sua implementação, feita pela Ifortix - integradora responsável pela execução - foram enfrentados alguns desafios. Como o principal, Goldschmidt cita a transição entre a sala de servidores existente e o novo data center, que foi executada em um fim de semana: “A transição envolvia desligamento de todos equipamentos, desconexão, transporte, reconexão em novo cabeamento e reinicialização. Portanto, uma etapa bastante delicada”, recorda.

No total, são cerca de 150 pontos Categoria 6a, mais 55 pontos Categoria 6 e InstaPATCH, solução modular da SYSTIMAX Solutions baseada na tecnologia LazrSPEED® de fibras multimodo, especialmente desenvolvimento para data centers e locais que exigem economia de espaço, tempo e trabalho, capaz de permitir que 96 fibras fiquem prontas no mesmo tempo necessário para fazer uma única conexão ótica com os sistemas tradicionais.

Sobre a Ifortix

Fundada em 1993, a  Ifortix (www.ifortix.com.br), especializou-se na realização de projetos e implementação de redes físicas de dados, voz e imagem, utilizando as mais atualizadas tecnologias em cabeamento estruturado e fibras ópticas. Com o passar do tempo, passou a fornecer soluções completas em infraestrutura e segurança física para tecnologia da informação. Ao longo de todo o processo de evolução e expansão, a Ifortix manteve sua sede em Porto Alegre e abriu filiais no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Desenvolvendo e implementando projetos com produtos de primeira linha, por profissionais treinados e de acordo com normas internacionais, a Ifortix tem como objetivo ajudar seus clientes a minimizar riscos, reduzir custos e aumentar a produtividade de seus processos de negócio. A Ifortix responde por projetos e construção de data centers, redes de cabeamento de dados, voz e elétrica, soluções de energia, ar condicionado, proteção contra incêndios, controle de acesso e monitoramento.

Webinar sobre norma NBR-14565:2012

Neste webinar, promovido em 27 de agosto de 2012, foram abordados, de maneira resumida, os principais pontos da norma técnica NBR-14565:2012 "Cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers", publicada em 12 de julho de 2012. A NBR-14565:2012 define um sistema de cabeamento estruturado para uso nas dependências de um único ou um conjunto de edifícios comerciais em um campus, bem como para a infraestrutura de cabeamento estruturado de data centers. Ela cobre os cabeamentos metálico e óptico.

Grupo Policom desenvolve caixa para aplicação ADL em data center

Caixa modular para piso elevado 60 cm x 60 cm foi desenvolvida pelo Grupo Policom para aplicação em data centers cumprindo a função de ADL - àrea de Distribuição Local. Produto compacto, que permite otimização do espaço da instalação, principalmente no ambiente de data center, a caixa atende a norma TIA-EIA 942.

Fabricada em alumínio, o que a torna mais leve do que as similares em aço, facilitando a instalação, a nova caixa modular utiliza módulos padrão UMP (Universal Modular Pane), MPO e G2 do fabricante SYSTIMAX, mas também pode receber outras conexões conforme a necessidade do cliente e ser fabricada no tamanho de 19 polegadas.

Contando com suporte regulável na parte inferior nas quatro extremidades para fixação da caixa nos suportes do piso elevado, além de trava superior para alinhamento e fixação dos módulos, a caixa permite o fechamento através de uma tampa com fecho, de acesso pela parte superior, e também pode ser instalada no forro.

Na parte interna, conta com 02 brackets reguláveis, um de cada lado, e com parafusos do tipo borboleta com capacidade para 24 módulos, sendo 12 de cada lado. A configuração totalmente modular permite acessar os cabos individualmente. Dois furos, um de cada lado, estão posicionados entre os brackets reguláveis, permitindo a saída dos patch cords de fibra óptica e cobre.

Entre outras características, a caixa de piso possui recorte, em duas laterais, para entrada de cabos com furos para adaptação de flanges, permitindo a fixação de adaptadoras de eletrocalhas de diversas medidas. A isso se soma, na parte interna, entre os módulos, uma guia de cabos com 3 divisões - para suportar e organizar os patch cords de fibra óptica e cobre - e aberturas para passagem de abraçadeiras para fixação dos cabos na base do gabinete metálico.

Paris Cabos promove road-show em cidades paulistas

Fortalecer sua marca no interior do Estado de São Paulo e consolidar novas parcerias. Essas são algumas das metas da Paris Cabos - empresa do Grupo Policom, referência no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado e CFTV IP - que, em agosto, promove eventos gratuitos nas cidades de Campinas (21 de agosto), São José dos Campos (23 de agosto) e Bauru (18 de setembro).

São dois eventos diferentes, para públicos específicos. Um pela manhã, voltado a Gestores de data centers, segurança, manutenção e redes de TI; e outro, à  tarde, direcionado a instaladores e integradores de TI e CFTV.

Da programação dos eventos faz parte a apresentação das soluções de parceiros, como Avigilon, CommScope e Fluke Networks.

Essas ações, conforme ressalta Claudinei Maia, diretor comercial da Paris Cabos, somam-se a outros investimentos realizados no primeiro semestre, como a contratação de Cláudia Cristina André, que, a partir de Jundiaí, desenvolve ações de pré e pós-vendas, acompanhamento de projetos, incluindo visitas em conjunto com canais e fabricantes, tanto em CFTV e cabeamento estruturado, quanto em projetos de redes industriais e data centers.

Com focos diferentes, após Claudinei Torres Maia, diretor comercial da Paris Cabos apresentar as propostas da Paris Cabos para atendimento ao interior paulista, os recursos disponíveis, as oportunidades de negócios e as linhas de produtos; Ricardo Wassermann, accout manager da CommScope enfocará as últimas tecnologias em gerenciamento de Data Center de missão critica, normativas e tendências tecnológicas em Data Center, padronizações Ethernet de alta velocidade (10G, 40G e 10GbE) e formas de gerenciamento de camada física (incidentes, documentação e manutenção) de seu Data Center.

Na sequência, Rodrigo Pastre, gerente nacional de distribuição da Fluke Networks tratará de equipamentos de testes e a diferença entre os testes oferecidos pelos diversos equipamentos, com ênfase em OTDR, Power Meter ou Certificador de Fibra à“ptica; além de certificação Nível 1 e Nível 2 pela TIA 568C e teste em Links MPO e Trunk Cables. Finalizando o road-show, Anderson Almeida, especialista em CFTV da Paris Cabos, falará sobre soluções de CFTV IP, demostrando como elaborar projetos que valorizam a qualidade da imagem, utilizando a metodologia baseada em Megapixel, que permite melhor qualidade com menos câmeras e rompe com o paradigma da relação entre quantidade de câmeras versus qualidade de imagem.

Gratuito, o evento tem vagas limitadas. Mais informações e inscrições com Tatiana, pelos telefone (11) 2172-1877 e  0800 722 1857 para Interior de São Paulo, ou pelo e-mail tatiana@pariscabos.com.br.

SalomãoZoppi Diagnósticos utiliza tecnologia Uniprise nas Unidades Portal do Morumbi e Ibirapuera Divino Salvador

O SalomãoZoppi Diagnósticos, com 31 anos no mercado especializada em medicina diagnóstica, inaugurou suas duas últimas unidades, localizadas nos bairros paulistanos do Morumbi e do Ibirapuera, com modernas tecnologias.

Os edifícios das unidades utilizam como infraestrutura para voz, dados e imagem rede de cabeamento estruturado Uniprise® (fabricado pela CommScope® Enterprise Solutions, líder mundial em sistema de cabeamento estruturado através das linhas SYSTIMAX® e UNIPRISE). Os materiais foram fornecidos pelo Grupo Policom® (referência no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP), implementado pela PCM.

A Unidade Ibirapuera, com nove pavimentos, conta com sistema de telefonia VoIP, que roda na rede Uniprise em conjunto com o sistema corporativo, da mesma forma que o sistema principal de atendimento aos clientes do laboratório, o portal com resultados via internet e alguns resultados de exames que geram imagem.

Esta é a primeira unidade da rede a usar cabeamento estruturado Categoria 6. à‰ também a primeira a ser usuária da tecnologia Uniprise. A interligação entre os racks (Miracel G3) é feita com fibra óptica LazrSpeed, também da CommScope, e a interligação entre as unidades acontece via rádio. O porte da unidade, que conta com mais de 700 pontos de cabeamento estruturado, faz com que a tecnologia Uniprise esteja presente em mais de 50% da rede da SalomãoZoppi.

Já a unidade Portal do Morumbi, inaugurada em fevereiro de 2012, possui 110 pontos de cabeamento estruturado Categoria 6 e interligação com a nova Sede, no Ibirapuera, utilizando dois enlaces de rádio com balanceamento de carga e detecção de falhas de 100 mbps cada.

A meta, como informa Marco Aurélio Bumussi, gerente de TI da SalomãoZoppi, é migrar as outras três unidades para essa tecnologia (juntas, somam cerca de 600 pontos), aplicando as boas práticas e as normas internacionais de cabeamento estruturado seguidas na nova Sede.

Sobre SalomãoZoppi Diagnósticos

Em 1979, os controladores da rede e então médicos patologistas em início de carreira, Luis Salomão e Paulo Zoppi, encontraram-se na Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Atuantes na Anatomopatologia da faculdade, eles traçaram um plano de vida profissional conjunta. O plano se transformou, em 1981, em uma bem-sucedida parceria, com a criação da primeira empresa, um pequeno laboratório dentro do então Laboratório de Análises Clínicas Osvaldo Cruz. Desde então, a parceria se fortaleceu com a consolidação da rede SalomãoZoppi, que em 2011 completou 30 anos. Para mais informações, acesse www.szd.com.br

Sobre a PCM

A PCM Soluções Integradas (www.pcmbr.com.br) tem como meta atender a seus clientes com rapidez, segurança, qualidade e comprometimento. Para isso, conta com equipe de profissionais com mais de 20 anos de experiência em telecomunicações, redes estruturadas, telefonia, elétrica, infraestrutura, fibra óptica e projetos, mantendo parcerias em todo o território nacional.

Grupo Policom investe em expansão para Minas Gerais

Criar vínculos e aprofundar os já existentes com a base de empresas do Estado de Minas Gerais. Essa meta levou o Grupo Policom a contratar um novo gerente de contas, sediado em Belo Horizonte (MG): Walter Sérvulo Peixoto.

Com a meta de atender, a partir de Belo Horizonte, as cidades localizadas em um raio de 150km ao redor, Walter Peixoto focará sua atuação tanto em CFTV e cabeamento estruturado, quanto em projetos em redes industriais e data centers, sempre contanto com o apoio das áreas técnicas do Grupo Policom. Desse modo, suas funções preveem trabalho de pré e pós vendas, acompanhamento de projetos, incluindo visitas em conjunto com canais e fabricantes.

Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Salgado de Oliveira - Campus Belo, Walter Peixoto é técnico em Telecomunicações e conta com 12 anos de experiência na área comercial de empresas de TI, seja na criação de planejamentos estratégicos de ações de marketing e vendas; prospecção de novos negócios e suporte ao desenvolvimento de produtos através de estudos de mercado; seja na participação em grupos de trabalho para melhoria de instruções de trabalho e processos; acompanhamento da produtividade da equipe através de análise dos indicadores dos processos; engenharia de aplicação, recomendações e especificações técnicas; e realização de treinamentos técnicos e comerciais; entre outros.

O Grupo Policom passa a contar com dois gerentes de contas cobrindo o Estado de Minas Gerais: Walter Peixoto, cobrindo Belo Horizonte e proximidades, e Jerônimo Alves focado na região de Uberlàândia.

Tendências em tecnologia para Data Center: tema de cursos no Grupo Policom em agosto

O Grupo Policom e a Paris Cabos realizam nos dias 9 e 10 de agosto, das 9h à s 12h, workshops sobre tendências e inovações em conectividade UTP e óptica para data centers, enfocando, basicamente, testes e aplicações.

Com palestras realizadas por membros da equipe técnica da Fluke Networs e TE Connectivity, os treinamentos são gratuitos. Entre os temas destacam-se soluções em cabeamento óptico e metálico e novidades em infraestrutura para Data Centers, utilização de equipamentos de testes (OTDR, Power Meter ou Certificador de Fibra à“ptica), com as principais diferenças entre os testes oferecidos pelos equipamentos, com verificação e limpeza de conectores ópticos, certificação Nível 1 e Nível 2 pela TIA 568C, teste em Links MPO e Trunk Cables e testes com OTDR; além de apresentação do Optifiber Pro, novo OTDR da Fluke Networks.

Os treinamentos são gratuitos, têm vagas limitadas e serão ministrados por Attila Godoy, Network Account Manager da TE Connectivity, e Richard Landim, Product Sales Specialist da Fluke Networks, no Policom Solution Center, na Rua Costa Aguiar, 1740, no bairro paulistano do Ipiranga. No dia 9, o público alvo são gestores e supervisores de Data Center e redes de TI. Enquanto que no dia 10 o evento é direcionado a instaladores e integradores de redes.

Inscrições pelo ou com Rosàângela, pelo telefone 11- 2065-0800 ou pelo e-mail rosangela@policom.com.br.

Paris Cabos promove evento para credenciamento de canais TE Connectivity

No dia 14 de agosto, das 9h à s 12h, a Paria Cabos - empresa do Grupo Policom ­­ - promove evento de credenciamento de canais na tecnolologia TE Connectivity de cabeamento estruturado.

No workshop serão abordadas as últimas tendências em cabeamento estruturado e apresentada a política de canais TE Connectivity, fabricante da solução de cabeamento estruturado AMP Netconnect.

Direcioando a instaladores e integradores de redes interessados em entrar para o programa de canais TE Connectivity, as palestras - ministradas por Attila Godoy, Network Account Manager da TE Connectivity - tratam das vantagens e diferenciais dos produtos TE, tendências no mercado de cabeamento estruturado, vantagens em ser um canal credenciado TE e Política de Canais.

Gratuito, o evento tem vagas limitadas e acontecerá na sede da Paris Cabos, na Avenida José Maria de Faria, 104, na Lapa de Baixo, na capital paulista. Inscrições com Tatiana, pelo telefone 11 - 2172-1877 ou pelo tatiana@pariscabos.com.br.