PoliConnect marca presença no Espaço Inovação AUTOCOM 2015

08/04/2015 às 15:32

foto 1Solução integra-se a instalações de CFTV existentes e auxilia os auditores no controle de perdas que acontece na frente de caixa.

Desenvolvida ao longo de um ano, a solução PoliConnect foi selecionada como solução inovadora e participará do Espaço Inovação AUTOCOM 2015, de 7 a 9 de abril de 2015, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Essa solução - desenvolvida com exclusividade para o mercado brasileiro pela KDM Técnica, uma empresa do Grupo Policom® - é focada no setor varejista, aplicando-se a qualquer instalação, independentemente do porte, e objetiva reduzir, ou pelo menos controlar, as perdas ocasionadas nos caixas via monitoramento em tempo real das transações das lojas diretamente na emissão do cupom fiscal, permitindo auxiliar no fechamento dos caixas, sanando qualquer dúvida através do vínculo do cupom com as imagens.

Para isso, integra perfeitamente o gerenciamento de vídeo em alta definição Avigilon com transações de Ponto de Venda (POS - Point of Sales) que permitem aos auditores encontrarem as informações de que necessitam.

“Logo após o lançamento, nossa solução ser selecionada pelo Comitê de especialistas do Espaço Inovação como solução inovadora é a confirmação de que o PoliConnect se diferencia no mercado. A seleção é uma chancela à  qualidade e ao investimento do Grupo Policom em novas tecnologias focadas no atendimento de necessidades específicas do mercado de varejo”, comemora Anderson Carvalho, gerente de Marketing do Grupo Policom.

Objetivos e aplicação do PoliConnect

O PoliConnect também auxilia no combate a fraudes e furtos, pois atua como ação preventiva no ambiente do varejista. “Na maioria das lojas e estabelecimentos comercias em geral, há sempre uma câmera posicionada para monitorar os caixas. A solução desenvolvida pelo Grupo Policom, caso as câmeras sejam de boa qualidade e estejam bem posicionadas, pode aproveitar a estrutura existente, agregando-se à  instalação em operação. Caso contrário, a equipe do Grupo Policom tem domínio completo da tecnologia envolvida, podendo auxiliar no desenvolvimento do projeto para fornecer a solução completa para o sistema de monitoramento”, informa Sandro Gonçalves, diretor comercial do Grupo Policom, profissional que está à  frente do projeto.

A solução complementa um dos principais recursos tecnológicos utilizado em prevenção de perdas: a solução de monitoramento de frente de caixa, presente em 59% dos 35.093 check-outs distribuídos por 2.854 lojas de 293 dos principais supermercados do Brasil participantes da 14ª Avaliação de Perdas realizada em 2013 pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) em parceria com o Ibevar - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, FIA/Provar e Nielsen. A pesquisa mostra, também, que 55% dessas unidades fazem uso de algum software de monitoramento e acompanhamento das perdas.

Além disso, pesquisas apontam que os check-outs concentram 40% das perdas internas, sendo um lugar de alta vulnerabilidadedevido a clientes apressados, filas, problemas com preço, assim como cancelamento de compras e pagamento em dinheiro, que podem ser alvos de fraudes e trazem transtorno e prejuízo para os lojistas, comprovando a utilidade de uma solução de checagem, monitoramento e acompanhamento dos check-outs em tempo real, com possibilidade de acessar as imagens gravadas em alta definição a qualquer momento.

Evolução desde o desenvolvimento

Desenvolvido originalmente como uma solução de prevenção de perdas e indexação de produtos as imagens de CFTV, o sistema mostrou-se uma ferramenta de múltiplas possibilidades, incluindo o monitoramento em tempo real das transações das lojas diretamente na emissão do cupom fiscal.  O gestor administrativo e/ou o responsável pela segurança do varejista poderá visualizar numa mesma tela, via software Avigilon Control Center, as imagens captadas pelas câmeras e o conteúdo do cupom fiscal, em tempo real.

“Quando desenvolvemos este produto, a ideia principal foi a de agregar valor para o portfólio de CFTV do Grupo Policom com uma solução capaz de atender a regulamentação fiscal vigente, pois algumas soluções existentes no mercado necessitavam de dispositivos externos para realizar a captura das transações POS, o que não é permitido pela legislação brasileira”, comenta Sandro Gonçalves, fortalecendo o diferencial do Grupo Policom, impresso em seu DNA: “Inovação é algo presente em nosso dia a dia, mas inovação com aplicação prática, que agregue valor a nossos parceiros e clientes”.

Especializado em distribuição de soluções, o Grupo Policom, via supervisão e participação direta de sua equipe técnica no processo, fez o desenvolvimento da solução em conjunto com uma empresa parceira, que também responderá pela manutenção da solução. A integração no cliente final ficará a cargo das empresas já credenciadas no programa de canais Avigilon, explica Gonçalves, frisando que, “a inclusão de novas empresas seguirá o processo que já existe, ou seja, o plano de credenciamento de canais”.

Principais características

A solução POLIConnect é compatível com a regulamentação fiscal vigente, faz acompanhamento em tempo real das transações POS, oferece apoio ao planejamento e Inteligência de mercado, integra-se ao sistema operacional, é compatível com as soluções de ECF ou ERP, permite integrações e customizações especificamente para cada negócio. Além disso, a instalação é simplificada (Microsoft Installer).

A solução do Grupo Policom trabalha em contato direto com o Avigilon Control Center (ACC). Para isso, foi feita uma integração, que possibilita a comunicação e permite utilizar todas as funções do ACC-POS.  As câmeras do ambiente podem ser de qualquer fabricante do mercado, compatível com ACC. à‰ claro que, para uma maior eficiência, é indicada a utilização de câmeras de alta definição.

Outro diferencial da solução PoliConnect é a possibilidade de se combinar a sistemas de CFTV já instalados no estabelecimento comercial, independentemente de analógico ou digital. A única exigência relaciona-se à  qualidade das imagens, que recomendamos ser de alta definição.

Gonçalves explica que “é muito simples integrar a solução a um sistema em funcionamento. Se as câmeras existentes forem Onvif, o cliente poderá manter as câmeras e a infraestrutura existente, sendo necessário apenas adicionar uma licença POLIConnect e uma licença POS da Avigilon. Se as câmeras forem analógicas, a essas exigências soma-se a adição de um encoder da própria Avigilon”.